Salesianos

Organização religiosa pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, a congregação salesiana teve sua fundação no ano de 1859 através de São João Bosco (Dom Bosco). Porém, somente foi aprovada pelo Papa Pio IX em 1874. O nome oficial do grupo é Pia Sociedade de São Francisco de Sales, mas ficaram conhecidos como Salesianos de Dom Bosco (SDB).

Entre seus objetivos, os salesianos tem a missão de auxiliar pessoas jovens, com ênfase naquelas que se encontram em situação de risco ou são muito pobres. Para conseguir atingir essas pessoas, os seguidores de Dom Bosco fazem trabalhos em ambientes populares, com atenção especial a povos que não foram evangelizados, à comunicação social, à família e aos leigos evangelizadores.

Os salesianos são formados por irmãos de vida dedicada que fizeram votos de obediência, castidade e de pobreza. Além disso, os integrantes da congregação podem optar pela vida sacerdotal, por isso existem diversos irmãos e padres salesianos. Pioneira na construção da família salesiana, a Congregação Salesiana foi responsável pela fundação de vários serviços e colégios beneficentes, presentes em diversos lugares do mundo.

O papa é considerado como autoridade maior para a Congregação Salesiana. Cabem a ele algumas funções referentes à congregação como o veredito final a respeito de alterações quaisquer nas Constituições ou a concordância com uma ocasional renúncia do Reitor-Mor.

Dentro da Congregação Salesiana, a maior autoridade é o Capítulo Geral, assembleia que representa os salesianos e que, entre outras atribuições, faz a eleição do Reitor-Mor e discute possíveis modificações no que se refere às Constituições. Após eleito, o Reitor-Mor é a autoridade individual superior e representa oficialmente os salesianos, estando acima de outras instâncias e integrantes do grupo nos aspectos espirituais e temporais. Além disso, o Reitor-Mor é tido como o sucessor de Dom Bosco, fundador da Congregação, sendo uma peça central da unidade e da espiritualidade dos salesianos.

Com auxílio de um Conselho Geral, que inclui o Vigário do Reitor-Mor, os conselheiros setoriais e os conselheiros regionais, o Reitor-Mor desenvolve sua missão. Os conselheiros setoriais são divididos em ecônomo geral, conselheiro para missões, conselheiro para a comunicação social, conselheiro para a pastoral juvenil e conselheiro para formação. Já os conselheiros regionais são conjuntos de inspetorias unidos por vizinhança cultural ou geográfica.

Entre os principais Bispos Salesianos no Brasil, destacam-se Dom Antônio de Almeida Lustosa, Dom Antônio Campelo Aragão, Dom Antônio Emídio Vilar, Dom Antônio Malan, Dom Antônio Possamai, Dom Antônio Sarto, Dom Antônio Carlos Altieri, Dom Bonifácio Piccinini e Dom Bruno Pedron.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salesianos
http://www.faculdadesalesiana.edu.br/institucional/congregacao.asp
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=69226
http://www.salesianosdobrasil.org.br/

Arquivado em: Religião