Santo Daime

O Santo Daime é uma manifestação religiosa que surgiu em plena floresta amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base fundamental a ingestão da bebida enteógena, para especialistas, uma droga que causa alucinações. Essa bebida é produzida através da planta denominada Ayahuasca, sendo pronunciada também como Aiuasca, e tem como função catalisar processos interiores e espirituais, com o objetivo de cura e de bem estar do indivíduo. Essa doutrina não tem o carácter proselista, ou seja, não tem como objetivo converter uma pessoa (ou várias) para que comece a seguir a sua doutrina (no caso o Santo Daime). Ela é uma doutrina espiritual, essencialmente individual, que tem como fundamentos a obtenção de sabedoria, através do autoconhecimento e internalização.

A doutrina surgiu no Acre, um estado Brasileiro ao norte do pais. Tem como fundador o lavrador e descendentes de escravos Raimundo Irineu da Silva. Raimundo veio a ser chamado por todos os membros da doutrina de Mestre Irineu, e após conhecer a bebida que é conhecida como sagrada pelos índios da região Amazônica, Irineu teve uma visão de características marianas (são fenômenos sobrenaturais nas quais acreditam que a Virgem Maria aparece) em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.

Para seus membros, o Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isso acontece porque o daimista (seguidor da doutrina do Santo Daime), ao participar do culto e ingerir a bebida alucinógena, inicia-se um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para que assim possa alcançar sua perfeição.

No ritual a presença musical é muito forte, sempre são cantados alguns hinos religiosos, e para acompanhar são usados maracás, um instrumento indígena. Também são bastantes usados outros instrumentos como violas, flautas, bongôs, e atabaques.

Hoje estima-se que há cerca de Dez Mil seguidores dessa doutrina no Brasil e no Mundo. Isso mesmo, no Mundo. Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e países Baixos, além de grupos que se encontram frequentemente celebrando em cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, e Portugal.

Por ser uma bebida de carácter alucinógeno, o uso do chá vem sendo discutido em vários países. No Brasil, por exemplo o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) retirou a planta Aiuasca da lista de drogas alucinógenas conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União em 10/11/2004, permitindo o uso ritual. Em 2008, o até então Ministro da Cultura Gilberto Gil, encaminhou ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um processo para transformar o uso do chá em patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Daime

Arquivado em: Religião