Soteriologia

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

A Soteriologia é o estudo da salvação humana. As religiões oferecem suas várias interpretações para a salvação humana, cada qual baseada em preceitos específicos. A Soteriologia é justamente o estudo que se faz sobre esses tipos de salvação, avaliando suas condições.

O cristianismo, por possuir diversas ramificações, possui também diversas elaborações sobre a salvação do homem, embora o caminho básico seja a vida de Jesus Cristo. Mas, além disso, está em questão também como Deus seleciona os condenados e os redimidos, considerando seus pecados. A partir daí, em cada vertente do cristianismo aparece um novo acréscimo do caminho percorrido para salvação humana. No caso do Catolicismo, a Igreja Católica é o grande canal condutor da salvação. O homem deve se unir a ela em sua busca de santidade e na prática de seus sacramentos na expectativa da salvação. Já os protestantes também possuem suas ramificações religiosas, o que os divide em novas formas de encarar a salvação humana. Alguns acreditam no amor incondicional de Deus e, por isso, bastaria a fé em Jesus Cristo para salvação. Aqueles que escolhem crer e suportam essa posição até o fim alcançam a salvação almejada. Outros acreditam que Deus não permite salvação a todos. Além disso, seria condição inerente aos humanos serem pecadores em função do pecado de Adão e Eva no paraíso. Neste caso, o homem não tem poder nenhum sobre o processo de salvação, seria uma decisão unicamente de Deus.

Não cabe ao homem julgar quem deve ou pode ser salvo, cabe apenas levar uma vida misericordiosa, mostrando compaixão e solidariedade com os demais humanos para obter o reconhecimento de Deus. Os calvinistas mais radicais afirmar que Deus escolheu os salvos antes mesmo da criação da humanidade. Por fim, os judeus acreditam que seu povo foi escolhido por Deus para salvação e para garanti-la enfatiza o comportamento ético e moral do homem.

O islamismo é outra religião monoteísta que apresenta sua versão para a salvação do homem. Nela, o profeta Maomé desempenha papel semelhante ao de Jesus Cristo para o cristianismo. Sendo assim, um preceito básico para salvação no islamismo é a crença em seu profeta. A partir daí, a salvação é dada por Ala, o deus da religião, aos merecedores que levaram uma vida de fé e doação à religião.

Fontes:
http://www.adutinga.com.br/Apostila_Soterologia.pdf
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
http://pt.scribd.com/doc/9716845/Soteriologia

Arquivado em: Religião