Basalto

Por Fernando Rebouças
O basalto é uma rocha ígnea eruptiva, cuja granulação é fina, em pequenos cristais. Em sua composição, o basalto é constituído de plagioclásico, piroxênio e em alguns casos por olivina.

Alguns minerais como os óxidos de ferro e o titânio também são encontrados. A rocha do basalto, referida como rocha basáltica, apresenta cor escura conhecida tecnicamente como rocha máfica. Esse tipo de rocha é muito utilizada na construção civil.

O termo “basalto” é de origem latina, cujo termo “basalte” tem sentido referente à rocha vulcânica. No Brasil, é muito encontrado na região Sul, em derrames mais conhecidos como pedra-ferro.

É proveniente de rocha vulcânica e, em estudos geológicos, é detectada pela sua cor escura, dureza e resistência, fatores que a fazem ser utilizada na pavimentação de ruas e estradas.  Por seu uma pedra de origem vulcânica, é produzida em erupções que ocorrem nas dorsais meso-oceânicas (que dão origem à tectônica de placas); derrames que formaram os platôs continentais; e em erupções menores como as que já ocorrem na arquipélago do Havaí.

É derivada de magmas básicos, magmas fluídos que tendem a emergir por serem menos densos que as rochas da crusta. Nesse processo, o magma chega até a superfície gerando o basalto.

Quando o basalto entra em contato com o granito (rocha mais clara) gera uma rocha escurecida.  O conceito técnico de basalto é o seguinte:

“Basalto: Rocha ígnea vulcânica, escura, composta essencialmente de plagioclásio cálcico (An>50%) e piroxênios. Apresenta textura de grãos finos, podendo ter material vítreo em pequena quantidade. A composição química dos basaltos é muito constante, variando o teor de SiO2 entre 45 e 55%. Os teores de Cálcio, Ferro e Magnésio são elevados e o de Potássio é pequeno. O magma que deu origem aos basaltos é anidro, desta forma é raro encontrar minerais hidratados.”

As rochas mais encontradas na crosta são composta por basaltos, é uma rocha responsável por formar a crosta oceânica. Basicamente podem ser divididos em toleíticos e alcalinos.

Entre os minerais que formam o basalto, a magnetita é muito comum em sua composição, dando-lhe um condicionamento magnético. O basalto são gerados a partir do manto por meio de fusão parcial de rochas ultramáficas.

Em áreas de rochas sedimentares, os derrames, diques e sills de basaltos são as únicas rochas que podem fornecer brita para a construção civil. Como pedra de talhe, o basalto é uma rocha mais fácil de ser partida em formato para a produção de paralelepípedos .

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basalto
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/926166