Falso Trabalho de Parto

O falso trabalho de parto, também conhecido como contrações de Braxton Hicks, refere-se às contrações abdominais sentidas pela gestante ao longo da gravidez, como uma faixa apertada em todo o abdômen, que são similares às dores presentes no início do trabalho de parto, mas que na realidade trata-se de um sintoma comum da gravidez.

O nome contrações de Braxton Hicks foi dado em homenagem ao primeiro pesquisador que a descreveu. Elas podem ocorrer durante toda a gestação, porém costumam intensificar-se durante o último trimestre gestacional.

Neste tipo de contrações não há evidências de sangramento vaginal, progressão do parto e rompimento de membranas gestacionais. Além disso, são descritas como sendo infrequente, imprevisível, de intensidade irregular, mais desconfortável do que dolorosa.

Alguns especialistas acreditam que esta condição atue no processo de tonificação uterina, bem como promovendo o fluxo sanguíneo placentário. Além disso, também é pensando que as contrações de Braxton Hicks desempenham um importante papel no relaxamento do colo do útero.

Existem alguns fatores que podem desencadear estas contrações, como:

  • Relação sexual;
  • Desidratação;
  • Gestante e/ou o feto muito ativos;
  • Tocar a barriga da gestante;
  • Bexiga cheia.

Algumas medidas podem auxiliar no alívio dos sintomas do falso trabalho de parto, como mudar de posição, tomar um banho quente, evitar cafeína, urinar assim que sentir necessidade e ingerir muita água.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Falso_trabalho_de_parto
http://www.americanpregnancy.org/labornbirth/falselabor.html
http://www.fetalmed.net/item/contracoes-de-braxton-hicks.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde