Hematoma

Define-se como uma coleção ou acúmulo de sangue, em determinado lugar do organismo, devido à ruptura de vasos sangüíneos ou veias, e conseqüente extravasamento. O hematoma também é conhecido como nódoa negra.

Caracterizam-se por manchas escuras, que podem ser castanhas, encarnadas ou azul-negro, localizadas sob a pele, unhas, órgãos e tecidos. Os hematomas geralmente são causados por algum tipo de choque, traumatismos, acidentes, alterações hematológicas ou outros.

A gravidade dos hematomas dependerá da sua localização (tecidos, unhas, pele, órgão, etc.), e também da formação ou não de coágulos ( coagulação sangüínea que forma grumos de células).

Os hematomas podem aparecer logo após a coleta de sangue para exames laboratoriais, devido justamente à evasão de sangue fora do vaso sangüíneo pós-coleta. Ocorrem em casos de muita sensibilidade, veias finas e delicadas, com muita pressão, falta de compressão adequada do local de punção, em indivíduos de todas as idades, mas mais comuns em idosos ou crianças ou ainda no caso de pacientes que fazem uso de medicamentos que alteram a coagulação de sangue, como por exemplo: a aspirina.

Tratamento

Os hematomas podem ser detectados visualmente, ou em determinados casos através de exames por imagiológicos. Na grande maioria dos casos revertem-se espontaneamente sem causar maiores problemas, podendo apenas tornarem-se inconvenientes esteticamente. Porém dependendo da sua extensão ou em que órgão está localizado, por exemplo no cérebro, com formação de coágulos, então, o tratamento deverá se acompanhado por profissionais especializados, geralmente um médico neurologista que indicará métodos adequados, como por exemplo a drenagem cirúrgica.

Conhece-se no Brasil, uma erva com grandes propriedades antinflamatórias, denominada de “arnica brasileira” , ou cientificamente, “ Solidago chilensis” , sendo utilizada em tinturas e cataplasmas, no tratamento de hematomas, contusões e distensões musculares, não sendo aconselhado, porém, em hipótese nenhuma o uso interno.

Fontes
- Dorland, 27ª edição
- Dicionário Melhoramentos, Língua portuguesa,pg. 260
- Artigo “Exames em geral”, Dra Campos,S., 16/06/2003

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Sangue, Saúde