Hipersônia

A hipersônia, também conhecida como sonolência excessiva, é um aumento absoluto das horas de sono, chegando a 25% a mais do que o normal.

Indivíduos que sofrem desse mal podem pegar no sono a qualquer momento, até  mesmo quando estão dirigindo. Estudos revelam que 40% da população mundial irão sofrer com esse problema em algum ponto de suas vidas.

Além do sono excessivo, pacientes com hipersônia podem apresentar outras manifestações clínicas que estão ligadas à privação de sono, como falta de energia para as atividades cotidianas e dificuldade de concentração e raciocínio.

Indivíduos saudáveis podem ter um quadro de hipersônia em certos momentos, como, por exemplo, quando ficam algumas noites ou dias sem dormir direito ou quando realizam um esforço físico incomum. Quando ela persiste por mais tempo, pode ter origem em algumas destas causas:

A suspeita de hipersônia ocorre durante o exame clínico, na qual o médico faz uma minuciosa investigação do histórico do paciente. Por conseguinte, alguns exames poderão ser solicitados. Dentro os principais testes estão o exame de sangue, tomografia computadorizada do crânio, eletroencefalograma e polissonografia.

O tratamento desse distúrbio é feito por meio do uso de estimulantes, antidepressivos e mudanças de alguns hábitos, como determinar horários fixos para dormir, evitar ingerir bebida alcoólica e cafeína, principalmente durante a noite, entre outras.

Deve-se comunicar ao médico qualquer medicamente que estiver sendo utilizado, pois alguns fármacos podem causar sonolência durante o dia ou interferir com a qualidade do sono durante a noite.

Caso a etiologia da hipersônia resida na apnéia obstrutiva do sono, o tratamento denominado pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP), pode ser indicado pelo médico. Este tratamento consiste no uso de uma máscara sobre o nariz durante o sono, sendo que uma máquina nebulizadora encontra-se conectada à mascara, enviando fluxo contínuo de ar pelas vias nasais, mantendo-as abertas.

Fontes:
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=9448&assunto=Sono
http://www.manualmerck.net/?id=90&cn=858

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde