Laringoespasmo

Laringoespasmo trata-se de uma contração muscular descontrolada do fechamento glótico.

Esta condição é mais comumente observada em crianças, bem como em infecção do trato respiratório, manipulação das vias aéreas, uso de certos anestésicos, procedimentos cirúrgicos na cavidade oral ou faringe, geralmente quando as cordas vocais ou região da traqueia situada abaixo das cordas vocais detecta a entrada de água, muco, sangue ou outra substância. Costuma durar aproximadamente 60 segundos.

Durante uma crise de laringoespasmos, o indivíduo fica incapacitado de falar ou respirar e, quando ocorre no meio do sono, faz a pessoa acordar. Alguns indivíduos podem perder a consciência durante um episódio desta condição. Uma vez que as vias aéreas abrem lentamente, a pessoa emite um som agudo durante a respiração, chamado de estridor, durante 1 ou 2 minutos previamente ao retorno normal da respiração. Além disso, o paciente também pode apresentar as seguintes manifestações clínicas:

  • Dor no peito;
  • Tosse;
  • Dificuldade de deglutição;
  • Azia;
  • Rouquidão;
  • Náuseas;
  • Amigdalite.

Especialistas acreditam que o laringoespasmo possa estar relacionado com a síndrome da morte súbita da criança.

O laringoespasmo costuma desaparecer espontaneamente. Quando na sala de cirurgia, esta condição é tratada por meio de hiperextensão do pescoço e administração de ventilação assistida. Nos casos mais graves, pode haver a necessidade de administração intravenosa de relaxante muscular. Quando esta condição é causada por refluxo esofágico, utilizam-se medicamentos para reduzir a acidez estomacal.

Quando o tratamento clínico não é suficiente para aplacar os episódios de laringoespasmo, nos casos de refluxo, existe a possibilidade de realização de procedimento cirúrgico, chamado de fundoplicatura, que impede a refluxo do ácido gástrico para o esôfago.

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942009000400012
http://en.wikipedia.org/wiki/Laryngospasm
http://www.webmd.com/heartburn-gerd/guide/laryngospasm-causes-symptoms-and-treatments

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde