Optometria

A optometria (palavra oriunda do grego optometron; opto provém de opsis=visão; metron= medição) consiste em uma ciência da área da saúde ligada à física, responsável por tratar a visão, especialmente os problemas de saúde primários. Em outras palavras, a optometria estuda dos problemas de visão não patológicos sob o ponto de vista da física.

Os óculos sugiram por volta de 1300 d.C., sendo que desde então foram desenvolvidos diversos métodos com relação à correção visual. No ano de 1585, Georg Bartisch foi o primeiro a ser considerado cientificamente “médico oftalmologista”; contudo, este não era a favor do uso de óculos. Deste modo, durante vários anos essa idéia foi adotada por outros especialistas da área resultando, talvez por esse motivo, em um desenvolvimento da optometria como uma ciência paralela à medicina. A optometria foi regulamentada como profissão no ano de 1895, no Reino Unido, a partir da criação da Associação Britânica de Óptica. Quase simultaneamente, no ano de 1896, foi criada nos Estados Unidos a Associação Americana de Óptica e, dois anos depois, foi fundada a Associação Americana da Optometristas.

O optometrista é um profissional não-médico especializado na visão. Este não faz uso de procedimentos invasivos, ele apenas observa e aplica técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa do sistema de visão do paciente. Quando este profissional observa a presença de qualquer problema ou alteração ocular, este está apto em identificá-la e encaminhar o paciente a um especialista.

Basicamente, este profissional tem a função de avaliar e medir a estrutura de visão em aspectos funcionais e comportamentais, bem como sugerir métodos ópticos para corrigir a alteração identificada.

No Brasil, o curso de Tecnologia em Optometria é oferecido na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, enquanto que na Universidade do Contestado (UnC), no campus de Canoinhas, é oferecido o Bacharelado em Optometria. Esta última universidade possui ainda o curso de Pós-Graduação em Ortóptica e Terapia Visual em Curitiba e Brasília.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Optometria
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/optometrista
http://www.crooce.org.br/optometria.php
http://www.croosp.org.br/work/profissional/index1.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Óptica, Saúde, Visão