Os Males do Adoçante

Por Cristiane Zoller
Muitas pessoas na busca pela perda de peso substituem o açúcar pelo adoçante, concluindo que este hábito irá contribuir para o emagrecimento. O que muitos não sabem são os efeitos maléficos do uso de adoçantes em nosso organismo.

Diversos estudos realizados em vários países demonstram uma série de problemas associados ao uso contínuo do adoçante como: aumentar a probabilidade no desenvolvimento de câncer e contribuir para o aumento do peso.

O aumento do peso deve-se ao fato do adoçante atuar no sistema nervoso, causando a sensação de insaciedade no organismo e ativando o sensor da fome. Desta maneira, enganam-se aqueles que presumem estar contribuindo para a perda de peso ao consumir adoçante ao invés de açúcar.

Como as substâncias presentes no adoçante causam a insaciedade no organismo, a pessoa acaba por ter maior fome e assim consome mais alimentos que o necessário. O consumo do açúcar de maneira moderada possui o efeito contrário, transmitindo ao organismo a informação de saciedade e diminuindo a vontade de comer.

Em estudos realizados todos os anos com os alunos de nutrição da PUC-PR comprovam-se o efeito do adoçante sobre nosso sensor de saciedade. Nesta universidade os alunos recebem seis animais cobaias (ratos idênticos) e os alimentam em duplas com ração e água pura, ração e água com açúcar e ração e água com adoçantes. Os estudos demonstram que os ratos alimentados com ração e água com adoçante consomem uma quantidade maior de ração do que os ratos alimentados com água pura e, uma quantidade ainda maior do que os animais alimentados com água e açúcar.

A orientação que se deve seguir é o consumo moderado de açúcar, a não ser em casos clínicos específicos, como o diabetes.

Cristiane Zoller
Nutricionista
CRN8-3313

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.