Postulados de Koch

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Heinrich Hermann Robert Koch (1843 - 1910) foi um médico alemão, que teve grande importância para descobertas e fundação da microbiologia. Suas descobertas mudaram a compreensão das doenças transmissíveis e da epidemiologia. Koch foi responsável pelo descobrimento da bactéria Bacillus anthracis, causadora da doença carbúnculo, que dizimou populações inteiras de ovelhas e gados; seus estudos revelaram que os esporos de tal bactéria poderiam sobreviver durante meses, no qual Koch idealizava o sacrifício dos animais portadores da doença, tendo o seu corpo cremado ou enterrado para evitar que a doença se disseminasse ainda mais. Koch ainda provou que cada tipo de microrganismo infecioso provoca uma doença específica. Com estes estudos, Koch publicou 4 postulados em 1882 que são utilizados até hoje na microbiologia:

  1. Quando há uma doença, um microrganismo distinto sempre pode estar associado.
  2. O microrganismo patógeno deve ser destacado e cultivado em meio de cultura nutritiva, em condições favoráveis para obter o crescimento de sua população para verificação dos sintomas e de sua imagem.
  3. Este crescimento dado na cultura, quando inoculado em um animal saudável suscetível, apresentará a doença específica e seus devidos sintomas.
  4. A recuperação deste microrganismo no animal contaminado neste segundo momento para a verificação comparativa de suas características, que devem permanecer idênticas as observadas anteriormente.

Por motivação da expansão dos estudos biomédicos, Alfred Evans em 1976 formulou os postulados de Evans, que acrescentaram outros postulados aos de Koch, totalizando em 10 postulados:

  1. A predominância da doença deve ser claramente elevada nos expostos ao agente infeccioso, comparados aos dos não expostos.
  2. A exposição ao microrganismo suspeito pela causa da doença deve ser constante nos enfermos de tal doença comparados a outros grupos não enfermos da mesma doença, onde são constante os fatores de risco.
  3. A incidência da doença em determinada área exposta ao microrganismo deve ser elevada comparados a áreas não expostas.
  4. Ao ser exposto pelo microrganismo suspeito, deve logo em seguida haver a doença, tendo sua distribuição e tempo de incubação seguindo um parâmetro.
  5. Uma aparição patológica do hospedeiro, quando exposto ao microrganismo suspeito de nível biológico podendo ser benigno ou maligno.
  6. Uma resposta notável do aparecimento de sintomas no hospedeiro ao entrar em contato com o agente infecioso pela primeira vez, ou a amplitude dos sintomas se já tiver sido contaminado anteriormente.
  7. A reintrodução da doença acontece com mais frequência nos expostos adequadamente ao agente infecioso comparado aos não expostos.
  8. Interferências no agente infeccioso como modificações e eliminação podem diminuir a taxa de existência da doença.
  9. Métodos com prevenção e modificação dos hospedeiros quando expostos pode diminuir a incidência da doença ou elimina-la.
  10. Todos os estudos presentes a doença e seus agente infecciosos devem apresentar características que entrem nos ramos da biologia e da epidemiologia.

Na década de 1980 os postulados de Koch sofrem modificações para introduzir conceitos na área da genética com fim de identificar os microrganismos responsáveis por doenças, sendo chamados de Postulados moleculares de Koch:

  • Aspectos da virulência e um gene devem ser evidentes durante o processo de infecção.
  • O causador da enfermidade deve ter seu gene reconhecido, não apresentando cepas não virulentas neste gene.
  • A remoção de um ou mais nucleotídeos ou de um segmento de um cromossomo de um gene, deve diminuir sua virulência, podendo ser reintroduzida fazendo com que a taxa virulência volte sem variações.
  • A resposta imunológica deve ser capaz de ativação através do produto gênico.

Referências:
http://pt-br.aia1317.wikia.com/wiki/Momentos_hist%C3%B3ricos_na_microbiologia:_descobertas_e_impactos
http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/personas/koch.html
http://portalbiomedico.net/transmissao-de-doencas-postulados-de-koch/
http://www.todabiologia.com/pesquisadores/robert_koch.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde