Sonorexia

A sonorexia, termo que faz analogia à anorexia (distúrbio no qual o indivíduo não se alimenta, ou o faz pouco), é definida como a privação de sono por vontade própria da pessoa, passando a ficar muitas horas ou até mesmo dias sem dormir, em consequência de uma exigência social ou profissional.

É cada dia mais comum encontrarmos indivíduos portadores deste mal no mundo moderno, em indivíduos de todas as faixas etárias, pois o tempo imposto pelo trabalho, estudo e lazer, quando somados, ultrapassa as 24 horas que compõem um dia. No entanto, ficar mais de 17 horas seguidas sem dormir pode levar a problemas semelhantes aos apresentados por uma pessoa alcoolizada, fato perigoso, especialmente se ao indivíduo vai dirigir, uma vez que aproximadamente 30% dos acidentes são causados por dormir ao volante.

Sabe-se que é durante o sono que o cérebro solidifica o aprendizado, guarda a memória, além de haver um descanso muscular total. Quando o indivíduo se priva do sono, este ciclo de descanso e consolidação do aprendizado fica prejudicado, deixando a pessoa sonolenta e cansada nos próximos dias.

Estudos revelam que a falta do sono ocasiona microlesões cerebrais que são irreversíveis, causando comprometimento do aprendizado. Contudo, ao passo que o tempo de sono perdido é recuperado, os efeitos e sintomas diminuem, mas não é possível recuperar todo o prejuízo causado.

Serviços noturnos de até 24 horas, como é o caso de academias, restaurantes, supermercados, dentre outros, nas grandes cidades, bem como televisão e computador são os grandes vilões para se adquirir a sonorexia, pois, além do prejuízo no aprendizado e do comprometimento da memória, esta mania pode levar ao envelhecimento precoce, hipertensão, obesidade, diabetes e alteração de humor.

É importante ressaltar que o sono diurno não substitui o noturno com a mesma eficiência.

Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/54/artigo63134-2.asp
http://www.tuasaude.com/sonorexia/
http://saude.culturamix.com/doencas/sonorexia
http://www.artigonal.com/medicina-artigos/voce-sabe-o-que-e-sonorexia-1824937.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde