Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares são amplamente divulgados e vendidos na Internet, televisão e academias pelo país. Os suplementos constituem-se em preparações de reposição de vitaminas, nutrientes, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos, para os praticantes do fisiculturismo este suplementos possuem menos gordura.

Foto: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Foto: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Este tipo de preparação é procurado por àqueles que realizam muitas atividades físicas e buscam como resultado deste uso, beleza, saúde e um melhor rendimento em seus exercícios.

Muitos são consumidos, sem qualquer indicação médica ou acompanhamento. Prometem a melhoria do rendimento, emagrecimento e recomposição de vitaminas, no entanto, quase nunca apresentam respaldo científico. O uso destes “alimentos” tornou-se corriqueiro e prática antiga no meio de atletas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas, tais como a musculação.

A abundância do consumo e venda desses suplementos fazem com que a comprovação de sua eficácia seja prejudicada. Nunca se saberá ao certo seus benefícios ou malefícios.

Os suplementos mais conhecidos são: cafeína, carnitina, Aminoácidos isolados e BCAA (Branched-chain amino acids): aminoácidos de cadeia ramificada, valina, leucina e isoleucina. Eles podem vir a prometer auxiliar no emagrecimento, ganho de massa muscular ou até mesmo engordar.

Um dos mais conhecidos suplementos é a Glutamina, o aminoácido mais abundante no tecido muscular, perfazendo aproximadamente 50% de todos os aminoácidos em forma livre. Na sua forma natural, funciona como reguladora do sistema imunológico e no controle do volume celular. De acordo com alguns sites de venda do produto, “a administração de uma solução contendo 5g de Glutamina em 330ml de água, têm demonstrado que após 30 minutos da suplementação é possível observar-se um aumento na concentração plasmática de glutamina que retorna ao normal duas horas após a suplementação”.

Referências:
http://suplementos-alimentaresr.blogspot.com/2011/10/glutamina-suplemento-alimentar.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suplemento_alimentar

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Nutrição, Saúde