Vacinação de Idosos

A vacinação de idosos pode ocorrer em duas situações: nas campanhas anuais de vacinação contra a Influenza (gripe), promovidas pelo Ministério da Saúde; ou em casos de idosos em situação de vulnerabilidade, não vacinados ou sem comprovação de vacinas.

As campanhas de vacinação de idosos são promovidas pelo Ministério da Saúde. O Brasil é um dos poucos países que vacinam gratuitamente os idosos contra a Influenza todos os anos, desde 1999, primeiro ano da campanha.  De 1999 até 2005, poderiam ser vacinadas as pessoas com mais de 65 anos. A partir de 2006, passaram a ter direito a vacinada todas as pessoas com mais de 60 anos.

Além da vacina contra a gripe, as outras vacinas indicadas para idosos, sobretudo para aqueles em situação de vulnerabilidade, não vacinados ou sem comprovação de vacinas são as seguintes:

  • Pneumocócica 23 – Vacina que protege de infecções causadas pelo Pneumococo. É administrada em dose única, com uma dose de reforço 5 anos após a dose inicial. É oferecida pelo Ministério da saúde para pessoas a partir dos 60 anos que se encontram institucionalizadas, ou seja, em hospitais, casas geriátricas, casas de repouso ou asilos.
  • Hepatite B – É recomendada por se considerar que a Hepatite B em idosos pode evoluir para formas mais graves. São recomendadas três doses, no entanto, essa vacina só é oferecida gratuitamente para as crianças.
  • Febre amarela – Somente recomendada em algumas regiões do país, ou para viajantes. Os idosos devem passar por avaliação médica, considerando os riscos/benefícios da vacina.
  • Dupla (tipo adulto) – Vacina que protege contra Difteria e Tétano. São três doses, administradas em idosos não vacinados, sem comprovação das vacinas, ou que tenha tomado a última dose a mais de dez anos. Em casos de ferimentos graves, pode ser administrado um reforço, cinco anos após a última dose.

Considerando a maior fragilidade da saúde dos idosos, o ideal é consultar o médico antes de administrar qualquer vacina ou medicamento.

Referências

VACINAS: Mais proteção para os idosos. Guia Serasa de Orientação do Cidadão. Disponível em: http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/30_3.htm Acesso em 14 dez. 2010.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO. Disponível em:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464 Acesso em 14 dez. 2010.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde