Comunicação Comunitária

Por Fernando Rebouças
A Comunicação Comunitária é um estilo de comunicação que utiliza todas as ferramentas de produção e de veiculação de informações visando atender os interesses de  uma determinada comunidade. É o uso dos meios de comunicação pelas comunidades.

Na produção dos conteúdos a comunidade tem a oportunidade para expor, discutir ideias , integrar os moradores do lugar e difundir todo o legado sociocultural que sejam de interesse comum de todos.

Esta produção e transmissão de conteúdo produzida por todos e direcionadas para todos os indivíduos agrega maior consciência social coletiva e no entendimento das relações pertinentes na comunidade.

Permite uma análise crítica dos veículos de massa convencionais e incentivam o exercício da cidadania. A comunicação comunitária surgiu da necessidade de democratizar a produção e acesso de uma determinada informação a estas pessoas, dando voz às pessoas que não encontram espaço nos grandes veículos.

Na prática, presta serviço de informes, avisos, campanhas e demais informações a respeito de questões de saúde, emprego, família, artes e tudo que seja importante ao dia a dia da comunidade. A comunicação comunitária , exercida através de uma rádio, de um jornal, site ou até mesmo de um canal de TV tem demonstrado grande importância social para um determinado conjunto social.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_comunitária
http://www.unb.br/fac/comcom/