Cultura e Natureza Humana

Por Fernando Rebouças
Existe uma natureza humana universal composta por grupos humanos particulares provenientes de nações, culturas, classe social e posturas diversas. Tais grupos se igualam na sentimentalidade, na dor, valores e demais sentidos.

Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e intenção da humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo. A natureza humana faz parte da “Natureza” em seu todo. A natureza é a ciência e a desencadeadora da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos.

Se a natureza humana é responsável pela existência da capacidade de chorar, pensar, sentir e sorrir no ser humano, dizer que o homem não (pode) chora(r) é uma contradição à própria necessidade humana. O ser humano não é construído somente a partir de sua natureza e sim a partir de comportamentos, identidades, modos e expressões formadas dentro de sua cultura e história político-econômica e social

O termo cultura é expresso como o conjunto de conhecimentos que poder ser formado, adquirido e tido (posse). Também é expressa como habilitação de preparo a alguém. Em esfera coletiva, cultura qualifica um grupo de pessoas ou nação, por exemplo : a cultura brasileira, francesa, indígena, etc.

As qualificações culturais distinguem grupos. É contraditório afirmar que o popular é inculto, se ao mesmo tempo há uma cultura popular que expressa símbolos e sabedoria originada e destinada ao povo.