Desenvolvimento Político

Por Fernando Rebouças
Numa visão geral, o desenvolvimento político compreende o processo e a conclusão da solução de crises num processo político e sua estruturação. Muitos estudiosos estão avaliando o nível de desenvolvimento político das nações, principalmente dos países jovens, regiões que atingiram a independência política depois do período entre guerras do século XX.

O estudo do desenvolvimento político ajuda a justificar o porquê dos ganhos e perdas existentes em determinado país. Por meio da Ciência Política, busca-se estudar e explicar os fenômenos de mudança política desencadeada em diferentes sociedades, tais estudos seguem análises e teorias sociológicas relacionadas às teorias de mudança.

Nessa linha, o desenvolvimento político passou a ser considerado como um aspecto político do fenômeno de modernização na qual a humanidade vive. A humanidade emergiu de uma sociedade tradicional calcada por relações e regras familiares para uma sociedade moderna regida por normas universais. Na sociedade tradicional, tínhamos grupos sociais e locais estáveis de pouca mobilidade social; na atual sociedade moderna, percebemos a valorização do desempenho, a intensa mobilidade social e forte desenvolvimento nas áreas ocupacionais.

Além do comportamento das sociedades, o desenvolvimento político nos remete à ideia de institucionalização. A institucionalização é o estado de estabilidade e valor requerido, construído e inerente a uma determinada organização. Essa institucionalização presente num sistema político refere-se ao tipo de procedimento de um conjunto de organizações.

Num ambiente de desenvolvimento político positivo e consciente, toda organização eficiente busca a sua autonomia, que compreende na formação de uma independência da instituição política, sem depender das ações diretas e indiretas de classes, interesses individuais ou outras organizações. Portanto, um sistema político bem desenvolvido possui adaptabilidade em situações novas, desempenho plural, estabilidade e condição de mobilidade; mantendo o seu histórico, flexibilidade e legitimação.

No contexto dos países, o desenvolvimento político pode ser medido considerando a adequação das instituições existentes perante às pressões sociais existentes. O conceito de desenvolvimento político também pode ser entendido na abertura política e na manutenção de um sistema democrático de pluralidade partidária; como também pode servir para o entendimento de estruturas fechadas como a existente na China.

Reconhece-se o princípio de universalidade das estruturas políticas e as suas funções abrangentes na distinção de sistemas políticos simples e complexos, por meio da análise de  processos de especialização e diferenciação de cada estrutura. O desenvolvimento político pode indicar os caminhos da construção e avanço de um estado e sociedade, considerando a participação e legitimidade dos mesmos.

Fontes:
http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/k-n/FCRB_MarioBrockmannMachado_Desenvolvimento_politico.pdf
http://www.schwartzman.org.br/simon/abertura.htm
http://topicospoliticos.motime.com/post/358501/Desenvolvimento+pol%C3%ADtico,+o+q