Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. Existe desde 1990, ano este da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e baseada na Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU de 1989). Sua missão principal é difundir informações e questões relacionadas aos direitos da adolescência e infância, seja por ações de mobilização social, ou por programas de relacionamento com empresas parceiras. O foco principal são programas de estímulo e incentivo em políticas públicas, que garantam estrutura educacional e integridade física a crianças e adolescentes. Desde 2010, a Fundação obteve a parceria da principal ONG de defesa dos direitos da criança, chamada Save The Children International.

Juntas, as organizações tem mais força para atuar no segmento da educação, proteção e saúde. Outro ponto relevante é a abrangência da rede de programas, que possibilitou maior interação no âmbito nacional, sobre questões que envolvem a infância no país, em projeção mundial. Com esta parceria, a Abrinq também passou a atuar na área de Emergência, cuja responsabilidade é a de socorrer e auxiliar em situações de desastre.

Seu quadro organizacional é composto por organizações de âmbito internacional e nacional, além de instituições privadas e pessoas autômomas, as quais lutam e defendem os direitos da criança e adolescente, de forma indireta ou com maior engajamento nas questões cotidianas. O trabalho da Fundação Abrinq já contemplou mais de quatro milhões de crianças em diversas regiões do Brasil.

As ações da Fundação Abrinq são pautadas nas seguintes diretrizes: Sensibilização e Conscientização da sociedade e demais órgãos, sobre a vital importância das questões da infância do Brasil; Proteção de crianças e adolescentes de eventuais abusos e violação, seja de teor sexual, moral e em situações de risco, como também exploração de trabalho infantil; Oferecer a facilidade de acesso a saúde, educação e inclusão social e digital por meio de ações de engajamento e políticas públicas; Estimular e fortalecer as temáticas perante as organizações governamentais e não governamentais, além de incentivar a responsabilidade social, por meio de articulação política e defesa dos direitos da criança e do adolescente, de acordo com a realidade brasileira.

As empresas e instituições podem participar dos programas e trabalhos da Abrinq, por meio de doações, investimentos, apoio profissional e técnico ou até mesmo como voluntários. Tanto as empresas podem se candidatar para receber o Selo Empresa Amiga da Criança, quanto as Prefeituras, as quais podem participar do Programa Prefeito Amigo da Criança.

Fonte:
http://www.fundabrinq.org.br
http://www.savethechildren.net/

Arquivado em: Sociedade