Fundação Joaquim Nabuco

Idealizada pelo sociólogo Gilberto Freyre em 1947 e fundada em 1949, a Fundação Joaquim Nabuco foi criada como instituto, denominando-se primeiramente por Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em homenagem ao político abolicionista e reformador social.

Instalou-se primeiramente em um prédio alugado, indo para a sua sede definitiva apenas em 1949, mesmo lugar onde se localiza atualmente a sua sede, na Avenida 17 de Agosto, Caldeireiro, 2187, Recife.

1947 – O deputado federal Gilberto Freyre, defende a importância de comemorar-se o centenário de nascimento de Joaquim Nabuco, em 1949, enaltecendo sua figura de reformador social.

1948 – Em dezembro Gilberto Freyre defende a criação de um instituto de pesquisas com o nome de Joaquim Nabuco.

1949 – O Diário de Pernambuco publica uma matéria que apóia o instituto que está prestes a nascer: "Com o Instituto Joaquim Nabuco volta o Recife ao antigo esplendor de Centro de Renovação Social e Intelectual do Brasil".

José Antônio Gonsalves, foi o primeiro Diretor do Instituto e alguns pesquisadores foram convidados para as seções científicas do Nabuco juntamente com o Diretor da Casa.

Em 1952, com a obtenção de um crédito de Cr$ 500.000,00, foram iniciadas as obras de restauração do conjunto arquitetônico, concluídas em 1954, com a inauguração do jardim.

Sendo vinculada ao Ministério de Educação, é uma entidade de direito público com a função de preservar o legado histórico-cultural de JoaquimNabuco e do país, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

A fundação está estruturada em três diretorias: a de Documentação a de Pesquisas Sociais e a de Cultura.

Dentre os espaços culturais contidos na fundação, podemos destacar o Museu do Homem do Nordeste, a Galeria Baobá, além de várias outras galerias, o Memorial Joaquim Nabuco, salas de exposição, Biblioteca Central, o Museu do Homem do Norte, etc. Além disso, oferece espaços para locação, realiza reprografia de documentos antigos, promove cursos de capacitação, pesquisa e concursos histórico-científicos.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Joaquim_Nabuco
http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121&Itemid=129

Arquivado em: Sociedade