Montenegrinos

Até o ano de 2006, Sérvia e Montenegro eram apenas um país. Com a separação, formaram-se dois territórios, um ao norte (Sérvia) e o outro ao sul (Montenegro). O grupo de eslavos que habitavam o sul ficou denominado como montenegrinos. Como em todos os países que sofrem este processo, a formação de uma nação montenegrina é um tema que gera controvérsias na região.

Apesar da separação dos territórios, alguns aspectos culturais são encontrados tanto nos habitantes da Sérvia como nos de Montenegro. Os dois povos são bastante parecidos no que se refere ao idioma, história, religião e origem étnica. Porém, grupos de eslavos localizados na parte sul do país apresentam características que se parecem mais com as dos herzegovinos.

Diversos fatores históricos estão relacionados à divisão entre os dois países. No ano de 2006, os montenegrinos aprovaram nas urnas a independência do país. A disputa foi acirrada na votação, mas os eleitores a favor da independência ficaram com 55,5% dos votos, apenas 0,5 pontos a mais do que os que não defendiam a mudança no território. A decisão ainda foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia (UE).

A questão desta divisão está arraigada na cultura das duas nações. Para se ter uma ideia, Montenegro já tinha sido um país independente antes desta votação. Começou fazer parte do Reino dos Sérvios no ano de 1918. Muitos antes da aprovação do referendo de 2006, uma tentativa de separação ocorreu em 1992. Entretanto, naquela época o resultado da votação teve 96% dos votos a favor de manter a união.

Antiguidade

Quando ocorreu o declínio do Império Romano, a região passou por diversos ataques de seminômades, entre eles os godos e os ávaros durante os séculos V e VI. Após algum tempo, estes povos foram substituídos pelos eslavos, estabelecidos nos Balcãs na segunda parte do século VII. Durante os séculos VI e VII, ocorreu a colonização da península Balcânica pelos eslavos. De acordo com alguns historiadores, os montenegrinos vieram de uma área que engloba o Mar Báltico e a região correspondente à da cidade alemã de Hannover. Os povos tribais Velet e Odobritei, que habitavam a área geográfica da cidade germânica, são considerados os predecessores dos montenegrinos.

Dados atuais

Atualmente, a República de Montenegro apresenta uma área de 13.810 km² e, segundo estimativas do censo de 2007, conta com 684.736 habitantes. Sua capital e cidade mais populosa é Podgorica.

Fontes:
http://internacional.elpais.com/internacional/2006/05/23/actualidad/1148335201_850215.html
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/390727/Montenegro
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u38346.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rvia_e_Montenegro

Arquivado em: Sociedade