Cultura Política

Por Fernando Rebouças
A cultura política é um conjunto de atitudes, normas, crenças, valores e atitudes políticas inerentes e presentes numa sociedade. A cultura política também abrange em seu conceito todas as instituições políticas.

Significa um amplo campo de pesquisa e discussões, considerando a postura dos cidadãos, o grau de confiança da sociedade, aceitação ou recusa das ações políticas das instituições, as identidades partidárias e o desencadear dos conflitos políticos.

Os primeiros estudos acadêmicos sobre a ciência política e sua cultura surgiram no início do século XX. A cultura política passou a receber influências intelectuais de pesquisas antropológicas e culturalista.

Os primeiros estudos formam influenciados também pelo determinismo, produzindo resultados equivocados e percepções incompletas e equivocadas sobre as sociedades pesquisadas. Havia a afirmação de que cada nação possui cultura política homogênea e imutável, e que jamais haveria mudança política, o que não se confirmou à época das mudanças que se sucederam no decorrer do século XX.

Fontes
http://educacao.uol.com.br/sociologia/cultura-politica-abordagem-culturalista.jhtm