Fome

Por Marina Martinez
A carência de alimentos no organismo por períodos prolongados, causando sensações de desconforto e dor, significa Fome.

Essa sensação é devido à falta de energia que o organismo precisa para continuar com suas atividades vitais. Quando há um período muito prolongado sem alimentos, essa sensação pode se agravar causando mal-estar, dor no estômago, fraqueza e chegar a um óbito.

  1. Causas da Fome
  2. Consequencias da Fome
  3. O Brasil e a Fome
  4. Fome no Mundo

Causas da Fome

As causas da Fome podem estar relacionadas com alguns fatores como:

  • Pobreza
  • Questões naturais como: Clima, Terremotos, Seca, pestes.
  • Reforma agrária precária
  • Má administração dos recursos naturais
  • Conflitos Políticos e Civis
  • Políticas econômicas mal planejadas
  • Superpopulação
  • Guerras
  • Desigualdades sociais

Consequências da Fome

As principais conseqüências da fome são:

Todas essas carências sentidas pelo organismo afetam o corpo humano, integralmente, contribuindo para diminuir o sistema imunológico responsável pelo combate de várias doenças no organismo, deixando assim o indivíduo exposto a contrair diversas patologias viróticas, bacterianas, causadas por vermes ou protozoários.

A pior de todas as conseqüências é quando todos estes estágios chegam a um limite, levando o indivíduo à morte.

O Brasil e a fome

Na década de 80 o Brasil vivia situações precárias de fome, onde quase 40% da população estava em situação de extrema de pobreza.

Atualmente este problema ainda existe, porém não é tão agravante como antes, atingindo uma parcela menor da população, sendo a maioria habitante de zonas rurais e distantes, o que dificulta o acesso e a comunicação com outras regiões.  A fome destas populações está relacionada à falta de recursos para comprarem e adquirirem alimentos. A região mais afetada é o Nordeste.

fomezeroCom o lançamento do programa Fome Zero, no governo Lula, o índice de fome reduziu bastante, ao contrário da pobreza, que esta relacionada com uma melhor distribuição de renda e reforma agrária, para ser reduzida.

O programa Fome Zero, foi criado em 2003, para reduzir e combater a fome no país, incluindo cozinhas comunitárias, bancos de alimentação e até transferências de dinheiro, reduzindo a fome de mais de 44 milhões de famílias, também reduzindo em 73% a desnutrição infantil.

Este projeto foi fundamental para o Brasil ser líder entre os países em desenvolvimento de combate a fome, segundo dados elaborados pela ONG. Associado a este programa, existe também o Bolsa Família que juntos reduzem ainda mais o problema de miséria e fome no país.

A Fome no Mundo

O número de pessoas que passam fome em todo mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Este aumento esta relacionado com a Crise Econômica Mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro.

Isso ocorreu devido ao fato de milhares de pessoas em todo o mundo ficarem desempregadas, sendo que muitas tiveram seus salários reduzidos, contribuindo assim para situações precárias e agravamento da fome. Fatores como alta de preços dos alimentos básicos, desaceleração da economia mundial dispondo de poucos recursos para ajuda humanitária, vieram em consequência da crise, piorando a fome no mundo.

Com base nestes dados é necessário que haja uma atitude por parte dos governos de todos os países afetados pela fome, para criarem metas e soluções minimizando a fome, que ainda está presente em pleno século XXI.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fome_(crise_humanitária)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/11/091116_pablo_fao_fp.shtml