Lutas sociais na Bolívia, Uruguai e Paraguai

LUTAS SOCIAIS NA BOLÍVIA

Dentre os principais conflitos acontecidos na Bolívia, o país foi sacudido em 2001 por um violento conflito social formado por diversos setores sociais e também políticos. Neste conflito foi pedida a renúncia do presidente, o que causou uma situação de crise política que confrontava a legitimidade do governo.

Intensificaram-se também lutas em setores como a saúde pública, os camponeses, entre outros, os quais se mostraram insatifeitos com a política aplicada pelo governo. Os conflitos foram radicalizados devido à junção de sindicatos urbanos e campesinatos, reinvindicando diferentes causas, na oposição à política econômica

Durante a Marcha de Cochabamba a La Paz, as manifestações foram radicalmente reprimidas pelas forças armadas da Bolívia, o que causou a morte, prisão e processamento de líderes sociais do país.

As tensões sociais e política foram causadas basicamente pelo processo de concentração de riquezas, da mesma forma que aconteceu no México e no Uruguai.

LUTAS SOCIAIS NO URUGUAI

Como já dito, os conflitos foram gerados devido à concetração das riquezas do país, o que causou vários protestos e concentrações de trabalhadores e sindicatos que reivindicavam melhores salários e melhorias nas condições de trabalho. Houve também conflitos na área da educação, exigindo mais verbas do governo para esta área.

LUTAS SOCIAIS NO PARAGUAI

Pode ser destacada a criação do Congresso Popular, em fevereiro de 2000, o qual foi composto por várias organizações sociais e teve o objetivo de discutir as privatizações, o avanço da reforma agrária e reinvindicar a libertação dos camponeses que haviam sido presos.

Houve também conflitos dos camponeses e indígenas contra a polícia, dos profissionais da saúde pública e dos profissionais da educação, lutando respectivamente pela desapropriação de terras, diminuição dos cortes nas verbas públicas destinadas à saúde, e melhoria na política de educação voltada para a educação pública.

Fontes:
http://www.ifch.unicamp.br/cemarx/coloquio/Docs/gt5/Mesa1/lutas-sociais-e-movimentos-populares-na-america-latina.pdf
http://lasa.international.pitt.edu/members/congress-papers/lasa2009/files/AlmeidaLucioFlavio.pdf
http://www.pucsp.br/neils/downloads/v17_18_lucio.pdf
http://contextopolitico.blogspot.com.br/2008/12/amrica-latina-e-as-lutas-sociais-na.html
http://www.loginlatino.com/2011/06/descubra-america-latina-e-suas-lutas_03.html

 

Arquivado em: Sociologia