Lutas sociais no Brasil

Mesmo tendo conquistado a independência política desde o século XIX, os países da América latina mantiveram laços de dependência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, especialmente com a Inglaterra (em um primeiro momento) e com os Estados Unidos (dependência esta que perdura até hoje).

O MST (Movimento dos Sem Terra) tem sido o movimento social de maior repercussão nas lutas sociais no país nos últimos anos, vindo sendo envolvido em diversos conflitos contra o governo, a polícia, outros movimentos sociais e até mesmo contra pessoas desvinculadas das suas causas.

Os conflitos e protestos não envolvem só a reinvindicação por terra, mas também as causas trabalhistas.

Dentre os conflitos mais violentos que já tiveram, podemos destacar o massacre do Eldorado dos Carajás, quando foram mortos 19 integrantes do movimento dos sem terra em confronto com a polícia.

Um outro conflito relevante aconteceu em Abril de 2000 quando o MST se juntou a outros movimentos sociais e fez um protesto contra as comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil, envolvendo em seus protestos outras causas que não tinham relação com suas lutas pela terra.

Em Janeiro de 2001 houve também outro grande protesto, acontecido durante o Fórum Social Mundial, quando várias organizações e movimentos sociais se agruparam contra o neoliberalismo e a globalização.

Além dos conflitos envolvendo o MST, também houve no Brasil conflitos envolvendo a educação e o funcionalismo públicos, em várias partes do país ocorreram manifestações a esse respeito, greves, passeatas, protestos envolvendo professores, estudantes e funcionários. O motivo é a insatisfação com a política de educação do governo e as exigências vão desde melhores condições de trabalho a pagamento dos salários em dia.

Fontes:
http://www.ifch.unicamp.br/cemarx/coloquio/Docs/gt5/Mesa1/lutas-sociais-e-movimentos-populares-na-america-latina.pdf
http://lasa.international.pitt.edu/members/congress-papers/lasa2009/files/AlmeidaLucioFlavio.pdf
http://www.pucsp.br/neils/downloads/v17_18_lucio.pdf
http://contextopolitico.blogspot.com.br/2008/12/amrica-latina-e-as-lutas-sociais-na.html
http://www.loginlatino.com/2011/06/descubra-america-latina-e-suas-lutas_03.html

Arquivado em: Sociologia