Yamaguishismo

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Yamaguishismo é uma corrente do Anarquismo com origem no Japão.

A história das ideias de esquerda começa na Inglaterra do século XVIII, em função dos impactos causados pela Revolução Industrial. A ascensão de uma nova forma de produção e de um novo sistema, o capitalismo, ocorreu acompanhada pelos exageros no trabalho. Homens, mulheres e crianças trabalhavam durante longuíssimas horas em péssimas condições e recebendo salários pífios. A situação degradante não demorou se converter em revolta e na formulação de ideologias que visavam melhorar a sociedade. No século XIX, Karl Marx formulou sua teoria sobre o Socialismo que ainda hoje é muito influente na sociedade. Marx e o Socialismo foram fundamentais para elaboração de muitas outras ideias de esquerda.

Entre as correntes de esquerda que surgiram e mais chamaram a atenção no século XIX estava o Anarquismo. Esta vertente do pensamento de esquerda tem como proposta original a eliminação do Estado, do governo. Criando, assim, comunidades nas quais as pessoas se autorregulariam. Mas também o Anarquismo recebeu críticas e novas formulações, adaptando-se com o passar do tempo. Essas reformulações se espalharam por diferentes regiões do mundo, absorvendo diferentes culturas e perspectivas.

O Yamaguishismo é uma dessas vertentes do Anarquismo e foi criada pelo agricultor japonês Miyozo Yamaguishi em 1953. O agricultor defendia que é possível melhorar o mundo superando a exploração e a competitividade, mas, para isso, não propunha métodos revolucionários. Yamaguishi queria a paz através da vida comunal, com harmonia entre homem e natureza. Logo, sua proposição anarquista visava criar comunidades autônomas com abundância material e espiritual onde não houvesse disputa entre seus membros, os quais viveriam em alegria. Essas comunidades seriam chamadas de vilas Yamaguishi.

Essa ideologia repercutiu pouco no mundo ocidental, mas estabeleceu uma vertente pacifista comunalista ao Anarquismo. Seu legado praticamente esteve restrito ao Japão, onde, ainda hoje, existem quarenta comunidades que seguem tal ideologia. Até existem outras espalhadas por países como Austrália, Coréia, Estados Unidos, Tailândia e mesmo no Brasil. Em nosso país, os seguidores do Yamaguishismo estão presentes desde 1991 e sua atividade chegou a dar origem à Vila Yamaguishi no município de Jaguariúna, em São Paulo.

Quem representa primordialmente a ideologia Yamaguishi no mundo hoje é a Associação Yamaguishi Felicidade, que promove reuniões, cursos e eventos pelo mundo chamados de Tokkou. No Brasil, já foram realizados 53 Tokkou que reuniram um público de cerca de mil pessoas.

Fontes:
http://www.yamaguishi.com.br
http://www.associacaofelicidade.org.br
http://vilayamaguishi.com.br/

Arquivado em: Sociologia