Bluetooth

Primeiramente, vamos conhecer o significado da palavra Bluetooth, já que o nome dessa tecnologia não foi traduzido para o português. Ao “pé da letra”, Bluetooth significa “dente azul”. Mas por quê foi dado esse nome a essa Tecnologia?

Bem, o nome foi escolhido para homenagear o rei da Dinamarca, Harald Blatand, que era conhecido como Harald Bluetooth, pois ele tinha uma coloração azulada em seus dentes. Outro motivo dessa homenagem foi que Blatand foi conhecido por unificar a Dinamarca e a unificação de padrões é uma característica importante dessa tecnologia.

Já sabendo um pouco da origem do nome da tecnologia, vamos saber o que realmente ela é. Na verdade, bluetooth é uma padronização para a troca de informações entre equipamentos de diversos fabricantes.

Antes do advento do bluetooth, se você comprasse um computador de bolso (palm, handheld, etc), por exemplo, ele jamais conseguiria trocar informações com seu celular justamente por não ter nenhum canal de comunicação padronizado entre esses dispositivos.

Hoje, você pode comprar um fone de ouvido sem fio de qualquer marca com a tecnologia bluetooth e comprar um aparelho de som de outra marca complemente diferente, mas que usa essa tecnologia, que os dois irão “conversar” sem problemas, ou seja, as músicas desse aparelho de som, podem ser ouvidas tranqüilamente no fone de ouvido.

Uma grande utilização do bluetooth é nos celulares onde as pessoas podem trocar arquivos entre celulares de marcas diferentes, usando essa tecnologia.

Para as empresas que fabricam equipamentos com bluetooth, isso é bom, pois permite que seus equipamentos “conversem” com muitos outros de fabricantes diferentes, potencializando sua utilização e conseqüentemente, suas vendas.

A tecnologia bluetooth possui basicamente 3 níveis de alcance entre os aparelhos, <10m (classe 3), até 10m (classe 2) e até 100m (classe 1). Dentre os equipamentos da classe 3, estão os teclados, mouses e outros equipamentos que precisam estar próximos para a comunicação. Já, os equipamentos de classe 2 (mais comum), possuem um alcance maior e são usados por fones sem fio, celulares e outros equipamentos que podem estar a uma distância de até 10m. Os equipamentos de classe 1, já podem estar a uma maior distância (100m) e uma das aplicações está em telefones sem fio e alguns celulares que se conectam a mini centrais dentro de residências. Para saber mais, acesse o site oficial do bluetooth (em inglês): www.bluetooth.com

Arquivado em: Informática, Tecnologia