Impressora 3D

Por Fernando Rebouças
Planejar um protótipo em computação gráfica, colocar o desenho dentro de um “forno”, e logo depois ter o objeto manufaturado nas mãos, parece cena de filme de ficção científica, mas é cada vez mais real através da popularização de uma impressora que imprime em três dimensões, utilizando o gesso, o plástico, o isopor e a resina como suporte.

Impressora 3D

Impressora 3D

A impressora 3D imprime esculpindo eletronicamente objetos em várias proporções de tamanho, com todas as peças internas do objeto já inclusas. Em 2009, o preço inicial de uma impressora da Desktop Factory estava em torno de 4.995 dólares.

O grande interesse de uma empresa possuir um equipamento deste é a possibilidade de criar protótipos, maquetes e peças únicas de modo mais barato e rápido. Caso a pecinha de seu celular quebre, e a mesma não exista mais no mercado, é só imprimir através de um arquivo.

No futuro, as máquinas irão imprimir novas máquinas, e todo objeto visualizado tridimensionalmente na tela de um software de computação gráfica poderão ser apalpadas e testadas depois de impressas. O suporte entra na impressora através de cartuchos, e tornam-se modeláveis através do aquecimento de 120 °C   controlado no momento do molde, sem a necessidade de cola ou intervalo de impressão entre as peças.

No vídeo abaixo é possível ver uma impressora 3D em funcionamento:

Fontes:

http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1241138-16021,00-A+REVOLUCAO+NO+MERCADO+DE+IMPRESSORAS.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo_virtual/2008/08/25/imprima_em_tres_dimensoes_1596258.html