Informática e Robótica

Por Fernando Rebouças
Atualmente, a informática está interligada a todos os setores da economia, é utilizada no setor de cadastro, transporte, vendas, produção, estudos, entre outros. A atividade mais importante da Terceira Revolução Industrial é a informática, e o veículo de comunicação mais promissor desta fase é a Internet.

Produzir software, hardware, acessórios de informática e vender acessos de dados e rede possuem demandas crescentes setor empresarial e doméstico. O primeiro computador foi inventado na Segunda Guerra Mundial, e ocupava todo um prédio, na década de 70 e 80, a computação caminhou para a geração do microcomputador.

Com o avanço da informática, ocorreu uma otimização dos bancos, escritórios, aeroportos, construção civil; além da diminuição de custos ao acesso à tecnologia e informação. A informática controla até a temperatura e a umidade de residências com dispositivos instalados e controlados por computadores centrais instalados numa residência.

A robótica está condicionada aos conhecimentos da informática, é utilizada em grande parte na produção de bens duráveis como carros, tratores , maquinaria pesada, e fabricação de bens não-duráveis leves. Os robôs industriais executam tarefas em série e de grande risco para um ser humano. A robótica também está presente na exploração do espaço, em robôs enviados para marte, por exemplo. O desafio é construir robôs similares às características humanas.

Fontes
Vesentini, J. William – Sociedade e Espaço – Ed. Ática.