Lego Mindstorms

Lançada no ano de 1998, o sistema LEGO Mindstorms é uma linha específica para a área de Educação Tecnológica. Sua utilização baseia-se no aprendizado lúdico, cuja função didática aborda a prática de conteúdos da área de tecnologia. Os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica. As atividades realizadas com o kit, possibilita aos estudantes o desenvolvimento da capacidade psicomotora e o mais importante, o raciocínio lógico. Instituições de ensino tecnológio como o SESI (Serviço Social da Indústria), utilizam o LEGO Mindstorms e o destaca como um importante aparato para desenvolver as habilidades técnicas dos alunos.

Disponibilizado em três partes, o LEGO Mindstorms possui Fluxograma e Diagramas de Trabalho, Conjunto de Construção e Software RoboLAB (Programa especialmente desenvolvido para automação de dispositivos). A estrutura física do conjunto é composta por um roteador, o qual emite raios infravermelhos e é conectado a um computador, através de conexão USB ou Bluetooth. Para programar e utilizar basta instalar o NXT-, Matlab e Simulink, nxt0SEK e LeJoS NXJ (Java).

Seu desenvolvimento se deu graças a parceria entre o LEGO Group e o Media Lab do MIT (Massaschusetts Institute of Technology). O conjunto é formado por rodas, placas, tijolos e outras peças, além de polias, correntes, motores e eixos (Linha LEGO Techcnic). Ainda inclui sensor de cor, luminosidade, compasso, temperatura e toque, tudo controlado pelo RCX (Robotic Command Explorer), o qual processa os comandos e permite informatizar o objeto. Com este sistema é possível projetar um Robô com funções pré-programadas. A primeira versão lançada foi a RCX e a atual é denominada NXT 2.0.

Trata-se de um controlador lógico, chamado de "lógico-programável", cujos blocos consistem em um microprocessador de 32 bits, programação "easy-to-use" (compatível com o PC e Mac) e composto por 612 peças. É possível construir quatro tipos diferentes de robôs e ainda personalizar o sons para cada um.

A ideia é baseada no projeto Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas (de autoria do Seymour Papert - Fundador do MIT). E sua proposta é de auxiliar o desenvolvimento intelectual dos jovens aprendizes. O sistema já foi utilizado em inúmeras Universidades renomadas, como na UNESP, com o Projeto de "Móveis Autônomos" e também na Universidade Católica Dom Bosco, com o "Coleta de Lixo Médico Utilizando Protótipos de LEGO". Os projetos ainda participam de Campeonatos, tais quais: CampusParty, maior feira de tecnologia e usuários de computadores do mundo, RoboGames, que é um campeonato de robótica, sediado nos Estados Unidos, o RoboCup, cujas competições acontecem anualmente.

Fontes:
http://www.legozoom.com/Default.aspx?tabid=83&articleType=ArticleView&articleId=386
http://mindstorms.lego.com/en-us/Products/default.aspx
http://www.ingeniu.com/ecommerce/control/product/~category_id=200/~product_id=NXT2CM334;jsessionid=9pebdenvi7y

Arquivado em: Curiosidades, Tecnologia