Lei de Raoult

Por Renato Marcondes
A Lei de Raoult foi constituída em 1887 pelo químico francês François Marie Raoult, e se define por estudar as pressões de misturas em expressões matemáticas.

Tratando-se de como ocorre à variação da pressão parcial de um vapor (solvente) ao se adicionar uma substancia não volátil (soluto), deduzindo-se juntamente a isso que a pressão parcial do vapor de um solvente é proporcional a sua fração molar.

Soluções ideais são as soluções que obedecem à lei de Raoult. Sendo elas as que possuem numero de entalpia mais próximo do zero. Ressalvando que esta lei só a aplica a soluções diluídas.

Esta lei pode ser expressa matematicamente da seguinte forma:

P=P0X

  • P: é o valor do vapor do solvente
  • P0: pressão do vapor do solvente puro
  • X: fração molar do solvente.

Quando se atinge o equilíbrio da solução a pressão de evaporação pode ser medida de acordo com a seguinte formula, onde se somam os constituintes da solução (soluto + solvente).

P (solução) = (P1)puro X1 + (P2)puro X2

  • P=pressão
  • X= fração molar

E para se medir a pressão individual de cada constituinte da solução usa-se:

Pi = (P1)puro + Xi

  • Pi= pressão individual
  • (P1)puro= pressão inicial do componente.
  • Xi= fação molar do componente.

Quando se adiciona um novo elemento à solução sua fração molar diminui e consequentemente a contribuição de cada componente para a pressão do gás.

Se uma substancia que não evapora (pressão de evaporação zero) for adicionada a um solvente que evapore a pressão de evaporação do mesmo diminuirá, sendo a pressão final da solução menor que a pressão inicial do solvente puro.

Esta lei é estritamente válida para soluções que fazem parte do grupo das soluções ideais, ou seja, o tipo de ligação entre as moléculas da solução tem que ser qualitativamente igual à ligação das moléculas das substancias individualmente.

Se os valores reais (de evaporação da solução) forem diferentes dos valores teóricos (precedidos pela formula) podem se obtiver dados sobre as ligações da solução. Se os resultados de evaporação real forem menores que os teóricos, significa que a força de ligação entre as moléculas da solução é mais forte do que quando as substancias estão ligadas individualmente, já se o resultado obtido for maior que o teórico a força de ligação entre as moléculas da solução é mais fraca e mais moléculas escapam e passam para a forma a forma do vapor.

Bibliografia:
http://www.infopedia.pt/$lei-de-raoult
http://www.ecientificocultural.com/BFQ/solu11.htm