Medidas de Temperatura

Por Gláucio da Silva Freitas
O que é temperatura? Como medi-la? São perguntas que frequentemente nos deparamos e nos geram duvidas quando associadas a conceitos próprios como o uso de diferentes escalas. Podemos definir temperatura como a simples movimentação dos átomos existentes em um corpo, e que estão sempre em constante vibração, ação que é conhecida como agitação molecular. O nível da temperatura é proporcional a agitação dos átomos,ou seja  quanto maior a movimentação maior será a temperatura e quanto menor é essa agitação, menor será a temperatura.

O principal instrumento para a medição de temperatura é o termômetro, que é constituído por um tubo graduado com um líquido em seu interior (mercúrio ou álcool).

O Termômetro é feito de maneira que o líquido que se encontra em seu interior se expande devido a alta temperatura e quando se encontra a uma baixa temperatura ele se contrai no tubo, criando um movimento de subir e descer conforme a variação de temperatura. Quando um termômetro inicia seu funcionamento devemos observar que ao expandir ou contrair, podemos ver o líquido que encontra em seu interior através do tubo graduado a sua temperatura, nas diferentes escalas termométricas existentes na marcação do termômetro, que na maioria das vezes são: Celsius e Fahrenheit (Sistema Internacional-SI).

Pode-se notar quando é observada a medida da temperatura no aparelho a diferença numérica entre as duas escalas, que podem ser associadas a uma simples transformação realizada através do calculo de uma expressão matemática:

Tc / 5 = (Tf – 32) / 9

onde o valor da temperatura em graus Celsius dividido por 5 é igual ao valor da temperatura em graus Fahrenheit menos 32 dividido por 9. Exemplo: Quanto vale 5°C em °F ?

Tc / 5 = (Tf – 32) / 9

5 / 5 = (Tf – 32) / 9

1 = (Tf – 32) / 9

9 = Tf – 32

Tf = 41°F

Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit). Também é utilizada a escala termométrica Kelvin, na leitura de temperaturas em instrumentos como o termômetro. No Brasil, a escala termométrica adotada para medir temperaturas é a Celsius (°C), diferentemente dos americanos e alguns outros países ao redor do mundo que fazem a medida em Fahrenheit. A relação de transformação das escalas é de extrema importância uma vez que alguns aparelhos de medida podem aparecer apenas com uma delas. A escala Kelvin, é mais usada em laboratórios e centros de pesquisa, sendo usada em outras áreas também.

Bibliografia:
Física- Volume único - Gaspar; Editora ática_ Física para o ensino médio- vol 2 -Beatriz Alvarenga e Antônio Maximo