Enem na UnB

Enem na UnB

A partir do primeiro semestre de 2014, a UnB (Universidade de Brasília) aderiu ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação). A instituição informa que 50% das vagas serão oferecidas a partir das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional  do Ensino Médio (ENEM) de 2013 e por intermédio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A outra metade das vagas será preenchida pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS).

Para concorrer as vagas oferecidas, o candidato deverá obrigatoriamente realizar o Enem 2013 e participar do acesso UnB/Sisu 2014 pelo endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/vestibular/acessosisu_14_1 ou estar inscrito no PAS.

O Sisu seleciona candidatos as vagas de instituições de ensino superior. A seleção é feita através da nota obtida no Enem. O vestibular do meio do ano será mantido.

Segundo o MEC, 2.110 das 4.220 vagas dos 97 cursos de graduação da UNB, serão reservados ao SISU.

A proposta de adesão do Enem  havia sido apresentada aos institutos e faculdades da Unb em 2012.

Segundo Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação, em entrevista¹ ao portal G1, a utilização do Sisu/Enem tem o intuito de democratizar o acesso à universidade e diminuir o numero de avaliações aos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Ele afirma que a iniciativa não deve provocar grandes mudanças no numero de estudantes fora do Distrito Federal. Rabelo ainda afirma que estudos de gestores de universidades federais, como a do Ceará (UFC) a mais procurada por candidatos inscritos no Sisu, mostram que a utilização do sistema não provocou aumento na migração de estudantes.

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação. O processo de seleção é feito duas vezes por ano totalmente pela internet. Os estudantes que fizeram o Enem se inscrevem no Sisu e podem fazer duas opções de cursos em qualquer instituição.

A adesão das instituições é facultativa e cada universidade que decide o número de vagas que quer oferecer e a politica de cotas e bônus aos candidatos, aplicados automaticamente pelo sistema. Porém, a maioria das universidades federais já aderiu ao Sisu.

¹ http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/04/unb-vai-usar-nota-do-enem-em-processo-seletivo-partir-de-2014.html