Enem na UFES

Enem na UFES

Durante alguns anos, a Universidade Federal do Espírito Santo não recorreu ao Enem para qualquer tipo de avaliação dos alunos que ingressavam em seus cursos de graduação. No entanto, com a nova representação do Enem para o sistema educacional brasileiro e com as exigências do Ministério da Educação, a instituição de ensino adotou uma nova postura frente ao exame.

Nos últimos anos, o Ministério da Educação promoveu grande expansão do Sistema de Seleção Unificada, popularmente conhecido como SiSU. Para participar desse processo seletivo que é revolucionário na educação brasileira, o aluno que está concluindo o Ensino Médio precisa obrigatoriamente ser avaliado na prova do Enem. O SiSU permite maior flexibilidade na escolha de cursos superiores e também na escolha da instituição de ensino desejada.

A Universidade Federal do Espírito Santo adotou o Exame Nacional do Ensino Médio de forma parcial. Assim, para concorrer a uma vaga na instituição é preciso estar inscrito no ENEM, porém ele serve como nota de avaliação apenas na primeira fase do processo seletivo. O modelo de ingresso atual possui duas fases, à exceção dos cursos que exigem prova de habilidade específica, nas quais a primeira corresponde ao exame nacional. A segunda fase do processo seletivo da UFES inclui provas de conhecimentos específicos referente às áreas escolhidas pelos candidatos.