Enem na Udesc

Enem na Udesc

A Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), que vinha estudando a possibilidade de aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desde 2010, decretou em 2013 que reservará 25% de suas vagas para preenchimento através do Enem. As outras 75% de vagas serão preenchidas pelo vestibular tradicional.

Esses 25% representam 400 vagas, sendo que destas, 30% serão destinadas a alunos de escolas públicas e negros, seguindo a Política de Ações Afirmativas da universidade.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni), e é válida para o vestibular de verão da UDESC 2014, realizado em 2 etapas, para aqueles que irão prestar o vestibular normal. A UDESC oferece 1.650 vagas em 48 cursos distribuídos entre São Bento do Sul, Laguna, Pinhalzinho, Florianópolis, Joinville, Lages, Chapecó, Palmitos, Ibirama e Balneário Camboriú.

Segundo a ex-pró-reitora  de ensino da UDESC, Sandra Makowiecky, as mudanças no vestibular buscam dar uma maior visibilidade a universidade; Além disso, para ela, a adesão ao Enem é inevitável. Já para o Pró-Reitor da Universidade Luciano Hack "A decisão permitirá que a UDESC ganhe projeção nacional e receba recursos federais para uso em ações afirmativas para permanência estudantil".

Com isso, as provas deixarão de ser vocacionadas para serem universalizadas. Ou seja, a prova será igual a todas as outras do Enem em todo o Brasil. Um candidato que prestar o ENEM em Brasília e desejar estudar na UDESC, não terá problema algum; Basta o candidato selecionar a/as instituições que deseja, realizar a prova em sua cidade e aguardar o resultado final.

Com a adesão cada vez maior por parte das instituições superiores de ensino do nosso país ao SiSU, as chances de ingresso para os candidatos que desejarem estudar em outro estado serão maiores; pois com a prova unificada todos estarão em mesmo pé de igualdade - visto que as provas são iguais e apresentam as mesmas peculiaridades-, além de economizarem -e muito- no deslocamento, em caso do candidato ir para outro estado ou cidade.

Para mais informações acesse: http://www.vestibular.udesc.br/  ou http://enem.inep.gov.br/