Enem na UFSC

Enem na UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa em seu edital para o Vestibular 2014, o peso da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que será utilizada (apenas se solicitado pelo candidato) como um bônus, caso sua nota do Enem seja maior do que a nota do vestibular. Neste caso, o peso da nota do Enem valerá 30% do vestibular 2014.

Vale ressaltar que para tanto, o candidato deverá solicitar a utilização de sua nota do ENEM no ato da inscrição para o vestibular. Vale lembrar também, que, a  nota do ENEM jamais prejudicará o candidato; ela será utilizada somente se a nota conseguida nesse exame for maior do que a nota obtida no vestibular comum. Por isso ela é considerada sempre como um benefício para o candidato.

O candidato poderá utilizar sua nota do Enem de anos anteriores, informando o número de inscrição do respectivo ano em que obteve o melhor resultado, e/ou o número de inscrição do Enem 2013, caso o candidato tenha se inscrito nesse exame. Se o candidato preencher mais de um número de inscrição do Enem, será validado aquele em que tiver obtido o melhor desempenho.

Entenda a equação de como será calculada sua nota caso utilizada:

NF= (7 x NV + 3 x NE) / 10

Onde:

  • NF = Nota Final
  • NV = Nota do Vestibular
  • NE = Nota do ENEM

De 2009 (ano em que começou a ser utilizada a nota do ENEM pela UFSC), até 2011 o peso do ENEM era de 20%. A partir de 2012 que a federal decidiu aumentar o peso da nota do ENEM para 30%. Lembrando que independente de onde o candidato tenha feito a prova do ENEM, ela será válida em qualquer instituição do país, que use de alguma forma essa nota como um dos meios de ingresso para os cursos de graduação.

A UFSC ainda vem tentando junto com o Conselho Universitário, a implementação do SiSU como forma de ingresso para preencher parte das vagas dos cursos de graduação, onde a nota do ENEM será a única nota utilizada. Porém, esse adesão ao sistema do MEC seria, em primeiro momento, apenas para os campos de Joinville, Curitibanos e Araranguá, e se for viabilizada, será no mínimo para o Vestibular 2015.

Para mais informações acesse: http://enem.inep.gov.br/ ou ligue 0800 616161