Economia da Venezuela

Por Thais Pacievitch
Em 2007, a República Bolivariana de Venezuela (cuja moeda é o Bolívar Fuerte) apresentou o maior o maior crescimento do PIB da América Latina (8,4%) e uma inflação anual de 22,5%. A economia venezuelana permitiu à população daquele país uma renda per capita de 8.125 dólares e o salário mínimo é de 286 dólares (um dos mais altos da América Latina).

Assim, a Venezuela tem crescido e melhorado as condições de vida do seu povo na última década, ao levar em conta que, em 1998, o PIB cresceu 0,3%, em 1.997, o salário mínimo era de 157 dólares e que, de 1.994 a 1.998, a inflação anual média foi de 60%.

O valor do PIB chegou (ainda em 2007) a 335 bilhões de dólares, fazendo da Venezuela a quarta maior economia da América do Sul, atrás somente do Brasil, México e Argentina. A taxa de desemprego naquele país está um pouco acima de 9%.

As principais indústrias da Venezuela são: refinamento de petróleo (para consumo interno e para exportação), siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e de alimentos. Na mineração, podemos destacar a extração de petróleo, gás natural, carvão mineral, bauxita (de onde se produz o alumínio), ouro e minério de ferro. Os principais produtos agrícolas são: cana-de-açúcar, banana, abacaxi, milho, laranja, arroz e mandioca. Na pecuária se destacam as criações de bovinos, suínos, caprinos e aves.

Quando, em 1.875, criou-se a Companhia Petroleira de Táchira, na fazenda La Alquitrana (no estado de Táchira), a Venezuela deixa de ser um país basicamente agrícola para tornar-se um país produtor e exportador de petróleo. Logo em seguida é construída a primeira refinaria, na qual se produziam gasolina e querosene.

A Venezuela possui um pouco mais de 7% das reservas mundiais de petróleo, faz parte (a partir de setembro de 1960) da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e abastece aproximadamente 14% do mercado dos EUA. A PDVSA (Petróleos de Venezuela Sociedad Anonima), fundada em janeiro de 1.976, é a empresa estatal responsável pela extração, produção, refino e comercialização de petróleo, que responde por aproximadamente um terço do PIB daquele país.

Fontes:

http://www.indexmundi.com/pt/venezuela/produto_interno_bruto_(pib).html
http://www.indexmundi.com/pt/venezuela/
http://www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet03.shtml