3 dicas para quem trabalha durante o dia e estuda à noite

Essa é a sua realidade: Você precisa trabalhar o dia todo, estuda à noite e fica perdido no meio de tantas atividades. Não sabe como estudar com eficiência, como se organizar e está sempre muito cansado?

Separei para você três das minhas melhores dicas para conseguir trabalhar de dia, estudar à noite e aprender com qualidade para passar em provas. São as três dicas básicas e práticas para começar a ter resultados hoje mesmo.

Antes de passar as dicas é importante que entenda uma informação primeiro.

Foto: Stokkete / Shutterstock.com

A base para conseguir conciliar sua rotina de trabalho e estudos

Para que consiga realmente dar conta de trabalhar e estudar, existem dois pilares fundamentais que são: organização e motivação.

Muitas pessoas têm diversos afazeres, muitas vezes se perdem e não conseguem manter uma rotina de estudo, por isso a organização é fundamental. Não estou falando aqui em algo chato ou engessado, mas ter uma noção clara do momento de estudar, trabalhar, ficar com a família etc.

Outro pilar fundamental é a motivação. É preciso motivos claros para se dedicar, caso contrário vai acabar desanimando, por isso a pergunta que faço hoje é:

- Quais os seus motivos para estudar, passar nesta prova, concurso ou faculdade?

Responda essa pergunta de forma clara e tenha isso sempre em mente. Esse motivo vai servir como um combustível para se manter dedicado aos estudos. Agora vamos a primeira dica.

Dica 1 – Priorize os estudos

Quando precisamos trabalhar e estudar é fácil deixar de estudar para resolver alguma outra coisa ou simplesmente descansar. Não estou falando que não merece o descanso, mas é preciso pensar em uma coisa “ficar descansando vai ajudá-lo a passar naquela prova?”

Por isso, priorize os estudos, ou seja, coloque em primeiro lugar. Antes de descansar termine os estudos que tinha planejado para o dia. Se alguém chamar para fazer algo e você ainda não estudou, estude primeiro antes de sair.

Somente quando priorizar os estudos começará a formar o hábito necessários para aprender os conteúdos.

Dica 2 – Tenha uma rotina

É muito importante estabelecer uma rotina para conseguir estudar diariamente. Uma boa rotina ajuda a manter o hábito de estudo diário, além de impedir que se perca ou deixe de estudar no dia.

Vamos a um exemplo de uma rotina que pode usar todas as noites ao chegar do trabalho.

  • Chegar em casa
  • Tomar um banho
  • Comer um lanche leve
  • Descansar 30 minutos (sem tv e redes sociais)
  • Começar a estudar

Pronto, você acaba de estabelecer uma rotina que vai ajudar a continuar estudando diariamente. O que precisa afora é a disciplina para manter isso fluindo diariamente até que se torne um hábito.

Dica 3 – Aproveite o fim de semana

Quando precisa trabalhar e estudar o fim de semana é um ótimo momento para conseguir colocar as coisas em dia, porém, muitas pessoas erram ao fazer isso porque esquecem de colocar em prática a dica 1 – priorizar.

Portanto, deixe apenas um dia do fim de semana para estudar, no meu tempo de faculdade eu tinha deixado o sábado pela manhã. Então, eu ficava das 7 às 12 estudando, depois estava livre.

Recomendo que escolha o melhor dia, que terá foco, aproveite este dia coloque os materiais em dia, revise e faça algumas leituras. Pronto, fazendo isso já consegue manter o aprendizado fluindo sempre.

Conclusão

Espero que essas três dicas que acabei de passar para ajude a conseguir dar conta de trabalhar e estudar. Lembre-se que precisará ter organização, motivação e principalmente priorizar os estudos.

Como um último conselho, sempre que estiver desanimado lembre dos seus motivos e use eles como um incentivo para se dedicar, se você usar isso sempre conseguirá manter o hábito de estudo e se dar bem em suas provas.

Arquivado em: Educação