Como estudar as matérias da área de exatas

Você está com dificuldades de estudar matérias da área de exatas? Parece que quanto mais tenta aprender, mais difícil fica? Fique tranquilo, pois agora chegou a hora de conquistar melhores resultados.

Neste artigo vou apresentar dicas e orientações de como estudar as matérias exatas do jeito certo para aumentar seu aprendizado e passar em provas. Vai aprender isso através das estratégias certas.

Foto: Diego Cervo / Shutterstock.com

Primeiro é importante saber a identificar entre as matérias da área de exatas de outras áreas como humanas ou biológicas.

A Diferença entre as áreas

Matérias teóricas vão exigir mais compreensão, leitura e reflexão sobre o tema. Exatas trabalham com o raciocínio lógico, portanto não há espaço para divagações ou especulações.

É obvio que estou falando em um contexto mais simples, talvez em cursos avançados de física ou matemática seja diferente, mas de qualquer forma para a matemática 2+2=4 simples assim, essa é a característica dessa área.

A única coisa que vai exigir mais memorização de sua parte são as fórmulas.

Como memorizar fórmulas de matérias exatas

A teoria em exatas é apenas para explicar como você deve realizar as ações aritméticas, você entende como funciona a fórmula, memoriza e coloca em prática.

Uma forma de memorizar as fórmulas é através de recursos mnemônicos, por exemplo, em Geometria Analítica a Equação Fundamental, para encontrar a reta que passa pelo ponto P (xo, yo).

Fórmula: y – yo = m (x – xo)
Macete: YoYô, Mixoxô

Existem vários macetes que você pode criar para facilitar a memorização das fórmulas, mas lembre-se que apenas “decoreba” não é suficiente, precisa entender a matéria e colocar em prática para aprendê-la em definitivo.

Matérias exatas são cumulativas

As matérias exatas são cumulativas, ou seja, precisa primeiro entender o que é adição, subtração, divisão, a base dos conceitos, a partir daí caminhar para o estudo das fórmulas mais complexas.

Então se você está com dificuldades de entender algo agora, talvez seja necessário retornar um pouco para compreender algo que você deve ter deixado para trás, avalie quais são os conceitos básicos, fundamentais que são necessários para que haja um avanço significativo, faça a retomada sempre que necessário, para que a aprendizagem aconteça com qualidade e com resultados.

É exatamente por causa disso que a prática é o mais importante para as disciplinas exatas, seja dos conceitos bases ou do nível avançado.

A importância de praticar constantemente

O mais importante para as matérias exatas é a prática constante, isso acontece principalmente porque em exatas o raciocínio é mais importante do que simplesmente a memorização.

Conforme você pratica, treina seu raciocínio lógico para a resolução dos problemas que envolvam os cálculos, com o tempo não apenas acelera a resolução das questões como aumenta os acertos.

Por isso, além da prática é importante que haja sempre uma correção para verificar quais são os pontos que precisam ser melhorados ou mais aprofundados durante os estudos.

A recomendação que sempre passo para as pessoas que me acompanham é que na hora de praticar as matérias exatas deve fazer a seguinte sequência:

  1. Estudar a teoria e memorizar as fórmulas;
  2. Colocar em prática com vários exercícios do mesmo tema;
  3. Realizar a correção dos exercícios e verificar onde está errando;
  4. Fortalecer o aprendizado respondendo mais algumas questões;
  5. Revisar o tema estudado ao longo dos próximos 30 dias.

Seguindo esta sequência seus resultados em matérias exatas com certeza serão muito melhores.

Conclusão

Neste artigo que você aprendeu todos os fundamentos necessários para o aprendizado de matérias exatas, entendeu que por se tratar de uma matéria cumulativa exige que entenda pontos anteriores da matéria e como usar os macetes para memorizar as fórmulas

O mais importante é entender o quanto a prática é importante, em exatas quanto mais praticar melhor, o limite é apenas o tempo que possui para isso.

Agora que já compreendeu um pouco mais como estudar as disciplinas da área de exatas, chegou a hora de colocar em prática. Aproveite as dicas e orientações que passei para a praticar e principalmente, utilize. Dessa forma, com o tempo seu raciocínio vai se tornar mais ágil e seus resultados serão potencializados nas provas.

Arquivado em: Educação