Como estudar teoria para memorizar

Você precisa estudar algum material teórico e sente que não consegue memorizar nada? Lê muito e acaba esquecendo tudo?

Então, acompanhe este artigo até o final, pois eu vou ensinar a estudar a teoria para memorizar. Aprenderá isso através de alguns elementos essenciais para ativar sua memória.

Antes de tudo é importante saber a diferença entre estudar um conteúdo teórico de um conteúdo prático.

Foto ilustrativa: fizkes / Shutterstock.com

Diferença entre conteúdo teórico e conteúdo prático

O conteúdo prático como o próprio nome já diz, envolve exercícios e atividades como a área de exatas. Conteúdos práticos são mais fácies de serem memorizados, pois quando você prática algo, memoriza com mais facilidade.

Digamos que precise memorizar uma fórmula de matemática, é só você praticar constantemente com vários exercícios e logo terá memorizado a fórmula necessária para a resolução.

Já o mesmo não ocorre com os conteúdos teóricos, quando envolvem apenas a leitura. Então para aumentar sua memorização de conteúdos teóricos fugindo de decorar, é necessário usar estratégias de aprendizado ativo.

Memorizando a teoria com aprendizado ativo

Aprendizado ativo significa se envolver se com o conteúdo. O aprendizado ativo funciona muito bem para porque quanto mais áreas do cérebro envolve nos estudos, mais aprende.

É obvio que você está o tempo todo envolvendo várias áreas a diferença é que ao forçar, por exemplo, a imaginação ou o raciocínio estas áreas se tornam ainda mais ativas o que aumenta sua capacidade de assimilação do conteúdo.

Então, na hora que estiver estudando sua teoria para memorizar faça o seguinte:

  • Escreva bastante sobre o assunto incluindo palavras e termos chave do autor;
  • Sublinhe e grife bastante as palavras e termos chave;
  • Crie perguntas para serem respondidas em seu momento de revisão;
  • Pratique bastante com questões, escrita e até ensinando outras pessoas.

Quanto mais envolvimento, melhor para sua memorização.

A importância de praticar para memorizar a teoria

A pratica é uma parte importante. mesmo para conteúdos teóricos, pois ela ajudar a forçar sua memória e raciocínio o que ajuda no processo de aprendizagem.

Você pode responder questões sobre o tema, formular as próprias questões. Pois isso ajuda a raciocinar sobre o conteúdo, saindo de uma atitude simplesmente passiva e provocando uma melhor assimilação do conteúdo em sua memória.

Mas é obvio que apenas isso não é o suficiente, é apenas a primeira parte. Dessa forma, para realmente memorizar um conteúdo é preciso revisar ele constantemente.

O poder da revisão para memorizar a teoria

Não importa o quanto você se envolva com seu conteúdo ainda sim precisa revisar ele constantemente. Revisão significa ver novamente aquilo que estudou, seja respondendo algumas questões ou se envolvendo novamente com o material.

Após terminar sua sessão de estudos, deixe um tempo para ver novamente o conteúdo durante os primeiros 30 dias isso vai garantir ainda mais a memorização.

Para conseguir entender melhor como fazer a revisão recomendo assistir meu vídeo onde explico como fazer uma boa revisão diária

Por isso, é importante se preparar com antecedências para suas provas, pois o verdadeiro aprendizado acontece com o tempo, não adianta tentar estudar faltando apenas um dia, isso não vai funcionar.

Conclusão

A partir de agora, já conhece os elementos essenciais para memorizar um conteúdo teórico e entende a importância de se envolver com os estudos, praticar e mais importante revisar.

Lembre-se que não adianta usar estas estratégias de forma isoladas, ambas se complementam e ajudam no processo de aprendizado.

Você que já me conhece sabe que o passo essencial agora é colocar em prática. Não adianta ler esse artigo e ficar parado. Coloque em prática e aos poucos adapte tudo o que prendeu aqui para sua realidade, assim seu aprendizado começa a melhorar ainda mais.

Arquivado em: Educação