Hoax

Hoax é a tradução do termo embuste, que significa farsa. O nome Hoax é designado a mensagens e histórias enganosas que são enviadas através de sites de relacionamentos ou e-mails. A palavra Hoax designa do termo latino Hocus pocus. O conteúdo é geralmente baseado em temas religiosos e sentimentais. Dentre as mais difundidas estão campanhas de socorro, filantrópicas, humanitárias, anúncios de crianças desaparecidas, entre outros. Há ainda os que enviam vírus que ameaçam destruir e formatar o computador.

Mesmo com conteúdo extremamente apelativo e com fortes indícios de armação, muitas pessoas acreditam nos hoaxes que recebem através da internet. E-mails sobre pessoas enfermas e acamadas, prestes a realizar uma cirurgia, a qual será paga por determinada empresa, somente se o e-mail for repassado para uma certa quantia de pessoas, é a mensagem que mais sensibiliza os internautas.

Estes e-mails induzem aos que não possuem informação, a encaminhar a toda a sua lista de contatos, o que ocasiona um tráfego enorme nos servidores de e-mail. Também muito comum, pessoas que disseminam este tipo de mensagem, apenas com o intuito de obter informações e e-mails das pessoas, para montar uma grande base de dados, cujo conteúdo será vendido a empresas, as quais enviam propagandas e SPAM.

O Hoax possui conteúdo deveras alarmante e urgente. Alguns o definem como um vírus social, cuja intenção é a reprodução por meio da sensibilização das pessoas. É muito comum que as mensagens sejam doces, mas com um tom de advertência se por acaso a pessoa não seguir o que é pedido. Fotos de pessoas acidentadas, crianças doentes são alguns dos artifícios utilizados para chamar atenção e sensibilizar as pessoas.

A intenção é fazer com que a pessoa perpetue a corrente e se sinta culpada ao pensar em deletar o e-mail. Outro Hoax comum são os pedidos de abaixo assinado, no qual possuem milhares de assinaturas de pessoas do mundo inteiro.

Existe ainda o tipo de Hoax que explora o lado materialista, onde a pessoa é levada a acreditar que ganhará celulares, carros, viagens e outros produtos, se encaminhar o e-mail a determinado número de pessoas. Para detectar a veracidade do e-mail, especialistas indicam que a pessoa desconfie de informações urgentes e apelativas. Geralmente é fácil de ser detectado, pelo campo assunto o tema já é identificado. Possivelmente ao final da mensagem, haverá um apelo dizendo que se não for feito, a pessoa poderá permanecer solteira pelo resto da vida, ou que algum ente querido virá a falecer entre outras possibilidades infundadas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/spa-hoax.htm

Arquivado em: Internet