Internet Relay Chat (IRC)

O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo utilizado na Internet como troca de arquivos e de informações. Desenvolvido em 1988 pelo programador Jarkko Oikarinen, só foi utilizado de maneira formal em 1993. O objetivo da criação foi desenvolver um sistema compatível a TCP/IP e SSL, com capacidade e armazenamento de conversas entre muitos usuários simultaneamente. A primeira rede com IRC surgiu em Universidades da Finlândia e em 1993, o sistema foi utilizado para informar as notícias em tempo real pela internet.

O modo de comunicação e canais do IRC é a conversação de um canal, no qual os usuários enviam mensagens ao servidor que as reenvia a todos do mesmo canal. Como o IRC é um protocolo de texto, pode ser utilizado através de um servidor como o netcat ou telnet. No início do ano de 2000, o IRC tornou-se o principal sistema da internet com capacidade para suportar o bate-papo e concentrar milhões de usuários ao mesmo tempo. O gerenciamento de dados e a facilidade de interação eram insuperáveis. O sistema era monitorado pelos Operadores (OPs), os quais gerenciavam o canal para o bom funcionamento do mesmo, e expulsavam os que queriam confusão.

Os comandos do IRC devem ser acompanhados da barra para a direita (/), indicando o comando correspondente. Como segue: /msg, envia mensagem privada; /join, entra no canal selecionado, /list, lista os canais do servidor e /quit, que fecha a conexão IRC. Em meados de 2003 com o lançamento dos softwares de mensagem instantânea, cuja tecnologia permitia mais recursos que o sistema IRC, o protocolo se tornou menos utilizado. O mais famoso é o MSN Messenger, que permite conversa de voz e vídeo, além de links a portal de jogos e também salas de chat. Mais tarde, com o surgimento das redes sociais, o Orkut acabou com a rede de IRC, pois nele o usuário participa de comunidades com sistemas de chat e interface com MSN.

O IRC pode ser utilizado para execução de Botnets, onde o usuário lança o chamado Spam a milhares de computadores. Atualmente o IRC é utilizado em algumas redes ativas. E por pessoas que se interessam por estudar o desenvolvimento do sistema de protocolo de redes, como canais de troca de arquivos e suporte a usuários Linux. Atualmente as redes IRC estão por todo o mundo, dentre as maiores, podemos citar, AustNet, DALnet, PTnet, MindForge e Rizon. A maior rede IRC do mundo em quantidade de usuários é a Quakenet.

Fontes:
http://voltamirc.web44.net/sobreoirc.html
http://jd_santos.vilabol.uol.com.br/apostila.htm

Arquivado em: Internet