YouTube

Criado em Fevereiro de 2005, pelos amigos e desenvolvedores Jawed Karim, Chad Hurley e Steve Chen, o YouTube é um site que unificou as funções de assistir e compartilhar vídeos online. Seu conteúdo é disponibilizado no formato Adobe Flash e sua interface possui layout limpo, com funcionalidades intuitivas. A frente de seus concorrentes, o YouTube possui mais de 50% do mercado do segmento. Seu nome é derivado do termo inglês tube, traduzido como tubo como referência a Televisão. A junção do YouTube, remete a expressão de "Você transmite". Devido a sua extraordinária popularidade, firmou diversos acordos de privacidade com empresas de comunicação, afim de controlar e evitar eventuais processos e infrações sobre Direitos Autorais. A partir desta mudança, pouco mais de um ano após o lançamento, em Outubro de 2006, foi adquirido pelo Google, por aproximadamente U$ 1,65 bilhões, com o objetivo de aumentar a inclusão de anúncios nos vídeos e expandir a participação do AdSense no mercado publicitário. A sede está localizada na Califórnia.

Atualmente mantém em sua base de dados uma imensa variedade de videoclipes, filmes e vídeos dos seus usuários, os quais podem ser divulgados e disponibilizados em qualquer site, através do link que carrega a página do conteúdo. O YouTube foi eleito por diversas mídias especializadas do mundo todo, como a invenção do ano (em 2006), justamente pelo fato de modificar a maneira de entretenimento online, com a exibição de filmes e vídeos, até a visualização de clipes de música. A média diária de novos vídeos carregados no site é de 20 mil, ao passo que as visualizações chegam a marca de mais de milhões, com aproximadamente 30 milhões de vídeos vistos todos os dias.

O formato do vídeo padrão é visualizado em Flash, com 320x240 pixels (Codec de vídeo com H.263) e também na opção "High Quality" (Alta Qualidade) no formato de 480x360 pixels. O formato de vídeo é parte do arquivo Flasj Video com o padrão mono MP3, com opção de bit rate de 64kbit/s e 96kbit/s para vídeos de alta qualidade.

O YotTube desenvolveu sua plataforma de forma que os vídeos sejam vistos somente quando se está conectado a uma rede (Internet), não existindo a possibilidade de assistir a quaisquer vídeos, no modo offline. No entanto existem aplicativos disponíveis no mercado, que realizam o download dos vídeos diretamente para o computador.

Para visualizar o conteúdo do YouTube, basta o usuário acessar o site, pesquisar a sua preferência e assistir, sem a necessidade de estar logado. Se preferir carregar vídeos, seguir os artistas preferidos e receber atualizações diárias, é possível ainda registrar uma conta através do Gmail, gratuitamente.

Fonte:
http://www.youtube.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube

Arquivado em: Internet