Assim na Terra

A obra de Luiz Sérgio Metz finalmente foi reeditada, suprindo um vazio imperdoável. Para a maior parte da crítica este livro é considerado uma das mais significativas produções literárias dos últimos tempos. A história segue a viagem do personagem principal pelos pampas do Rio Grande do Sul em uma jornada de iluminação interior.


O autor, conhecido como Jacaré desde a meninice na cidade de Santo Ângelo, sua terra natal, sempre cultivou uma intensa ligação com a geografia local.  No ano de 1980 ele se uniu a dois amigos dos tempos de adolescente, Tau Golin e Pedro Osório, jornalistas como ele, em uma cavalgada pelo pampa que deixaria profundas impressões em suas vidas. Eles seguiram rumo à região interiorana, partindo de Santa Maria e daí em diante mergulhando nas entranhas do Rio Grande do Sul.

Os cavaleiros estacionaram somente em Jaguarão, perto dos limites com o Uruguai, 13 dias depois da partida. As aventuras vividas pelo trio nesta jornada estão presentes nesta obra-prima do autor. Metz cuida de cada palavra como se fosse um jardineiro cultivando uma flor rara. Ele gera um fantástico retrato do universo gaúcho e concede ao leitor o máximo deleite ao longo da leitura deste livro.

Esta obra foi publicada originariamente em 1995, conquistou prêmios, porém sua curta tiragem não permitiu que ela atingisse um número maior de leitores. O autor morreu um ano depois do lançamento, vítima de um câncer, e infelizmente não pode colher maiores frutos de seu trabalho. Os poucos exemplares impressos logo se esgotaram e não houve a preocupação de compor uma segunda edição. Agora o livro acaba de ser reeditado pela Cosac Naify.

Metz apresenta em sua narrativa uma linguagem própria, repleta de elipses, na qual ele mescla o estilo oral do gaúcho a um saber poético e profundo. Assim sendo, esta prosa demanda do leitor um esforço maior na leitura, uma imersão incomum no texto, algo a que não se está mais habituado, daí talvez a demora para se republicar este livro.

Em 2012 Vinícius Brum, o companheiro do grupo musical Tambo do Bando, do qual Metz era um dos integrantes, lançou o CD Assim na Terra, baseado em passagens do livro.

Luiz Sérgio Metz nasceu na cidade Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, no ano de 1952, e trabalhou como jornalista e escritor. Em seu currículo constam três livros: O Primeiro e o Segundo Homem, de contos;  Aureliano de Figueiredo Pinto, uma biografia; e a novela Assim na Terra. Ele morreu no mês de junho de 1996, na cidade de Porto Alegre.

Fontes:
http://www.arquipelagoeditorial.com.br/nossos-autores/luiz-sergio-metz/
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=137115
https://editora.cosacnaify.com.br/Loja/PaginaLivro/2017/Assim-na-terra-.aspx

Arquivado em: Livros