Desventuras em Série - Volume 1 - Mau Começo

Este é o primeiro livro da saga Desventuras em Série, que conta com 13 volumes. Nela o autor narra a má fortuna que segue os irmãos Violet, Klaus e Sunny. Desde o começo é leitor é informado de que pode escolher simplesmente desistir da leitura e partir para outras opções mais felizes, pois não encontrará um final repleto de felicidade nesta obra.


Os irmãos Baudelaire encantam os leitores desde o primeiro momento, mas este fascínio vem desde o início acompanhado de um dado essencial sobre eles; os três atraem magneticamente toda espécie de evento funesto. Já na primeira página, quando os três estão na praia, recebem uma triste notícia. A partir daí, passam por todo tipo de sofrimento, desde roupas que provocam comichão na pele, até um terrível incêndio, passando pela perseguição de um adversário babão ambicioso e por mingau gelado no desjejum da manhã.

Violet é a primogênita; ela tem 14 anos, um intelecto genial e é apaixonada pela invenção de pequenos engenhos. Klaus é o único filho do sexo masculino e adora livros. Sunny é uma nenê que ama mordiscar tudo e todos; ela murmura raras palavras. Como se vê, são personagens sedutores, mas só atraem desventuras. Com eles todos os esforços são mal-sucedidos e tudo de pior acontece, com raras exceções.

O antagonista das crianças no primeiro livro é o Conde Olaf. Ele não difere dos tradicionais vilões. Este adversário não apresenta qualquer escrúpulo, é desagradável, enigmático e sua aparência é sinistra e repugnante. O autor frisa frequentemente que ele move as sobrancelhas de forma sobressalente e tem a tatuagem de um olho impressa no tornozelo.

A narrativa é conduzida por um narrador onisciente, o próprio autor. Ele conta a história na terceira pessoa, mas em alguns momentos não resiste e intervém na trama, guiando o leitor na primeira pessoa. Desta forma, quem narra se transforma em um companheiro íntimo do seu público e transforma o ponto de vista do livro. Este cúmplice ama nos dar conselhos e relatar tudo nos mínimos detalhes.

Os fatos contados nos três primeiros volumes da série, Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas, foram reproduzidos em uma versão cinematográfica da saga, exibida nos cinemas brasileiros no final de 2004. Conde Olaf foi vivido por Jim Carrey.

Lemony Snicket é o nome artístico do autor Daniel Handler. Ele se transformou em um sucesso no mercado editorial por todas as partes do Planeta. O escritor nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, no ano de 1970, e atualmente ainda reside em sua terra natal. Ele é casado, mas não tem filhos. Faz parte de uma banda intitulada Magnetic Fields.

Fontes:
http://livrosemserie.com.br/2013/03/04/resenha-desventuras-em-serie-mau-comeco-de-lemony-snicket/
http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01295

Arquivado em: Livros