Lira dos Vinte Anos

A Lira dos Vinte Anos é uma antologia poética do autor Álvares de Azevedo, um dos nomes mais conhecidos da Poesia romântica no Brasil. O livro foi publicado postumamente, no ano de 1853 e foi organizado pessoalmente pelo autor que morreu no ano  de 1852. Desde sua publicação foi reeditada várias vezes, sofrendo pequenas alterações, mas a edição atual data de 1942.

A obra é dividida em duas faces e três partes:

  1. Face Ariel (primeira e terceira partes), trazendo poemas extremamente sentimentalistas que retratam o amor platônico, a melancolia, etc.
  2. Face Caliban (segunda), que traz poemas demasiadamente mórbidos, sarcásticos e irônicos.
  • Primeira Parte - marcada pela super idealização da mulher e do amor, e pela presença constante da temática da morte com forte carga de religiosidade.
  • Segunta Parte - os poemas são mais sombrios, contendo elementos mórbidos como cadáveres, vultos, festas boêmias, etc. A linguagem chega ao ponto do escárnio em certos momentos.
  • Terceira Parte - Faz uma espécie de mistura entre as duas partes anteriores, porém se inclina mais para o estilo da primeira parte.

A Lira dos Vinte Anos é um marco do ultra-romantismo, e contribuiu muito para que Álvares de Azevedo seja considerado hoje um dos expoentes do romantismo, mesmo tendo vivido somente vinte anos. Os poemas são fortemente influenciados por Musset e Byron e possuem alto nível uma vez que se utilizam do afastamento da realidade através do sonho e da fantasia. Álvares de Azevedo parece ter sido fortemente influenciado pelos clássicos românticos que lera e acabou herdando deles muitas características.

Álvares de Azevedo acabou se envolvendo com as dúvidas e os questionamentos do “Mal do Século” surgindo um poeta angustiado e sonhador, que busca o amor e prenuncia a morte, confessando-se deslocado e errante nesta terra.

Fontes:
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=8251
http://www.resumosdelivros.com.br/a/alvares-de-azevedo/lira-dos-vinte-anos/
http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_414737.shtml
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/l/lira_dos_vinte_anos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lira_dos_Vinte_Anos

Arquivado em: Livros