O Amor é a Cura

Enquanto os anos 80 seguiam adiante, Elton John testemunhou a morte de muitos amigos e seres amados em virtude da epidemia de Aids no Planeta. Entre tantos eventos trágicos, um deles despertou definitivamente sua consciência. Nessa época o jovem Ryan White atravessou o caminho do músico.


O garoto era hemofílico e contraiu a doença em uma transfusão de sangue. Por ser aidético, sofria um terrível preconceito em sua terra natal. Sua história e a lenta agonia iluminaram a vida do autor, que a partir desse evento trágico concluiu que sua própria existência estava em desajuste e que ele precisava agir para frear este surto de Aids.

A partir desse momento o artista se devotou de corpo e alma a combater esta enfermidade e, mais ainda, a assustadora discriminação que a envolve. Ele se inspirou em testemunhos de pessoas que souberam como atuar de forma a tornar o mundo um lugar melhor e também nos que partiram de forma dolorosa. Ryan White, Freddie Mercury, a princesa Diana, Elizabeth Taylor, e vários outros o incentivaram a atuar de forma persistente na tentativa de erradicar a doença.

O livro "O Amor é a Cura" traduz o percurso do autor. Aqui ele conta como venceu a dependência aos entorpecentes, de que forma modificou sua existência e, com uma força de vontade inflexível compeliu governantes, influenciou políticas de saúde pública e liderou o combate à Aids.

Nele o músico tem a intenção de dividir com o leitor suas vivências referentes ao surto mundial da doença. Este empreendimento, segundo a editora Hodder & Stoughton, é o retrato da trajetória particular de Sir Elton nos momentos críticos em que esta enfermidade se propagou pelo mundo, englobando sua angústia ao presenciar a partida de muitas pessoas próximas a ele por conta da Aids.

Elton sempre se questionou o porquê de não ir além do que fazia para deter a doença. Com esta obra ele pretende dar uma solução a essa questão e contribuir para modificar este cenário. Para o autor a Aids deve ser vencida não com substâncias miraculosas, mas sim com a modificação da nossa forma de pensar e de agir. Elton comprometeu-se a ceder os lucros da venda de seu livro a Elton John Aids Foundation.

Sir Elton John é um cantor, compositor e músico inglês. Ao longo dos cinquenta anos de sua trajetória artística ele alcançou vários recordes de vendas de discos e conquistou muitos prêmios nos campos da música, do teatro e do cinema. A Elton John AIDS Foundation (EJAF) transformou-se em uma das principais organizações na luta contra o HIV/Aids. Ela já recolheu mais de 250 milhões de dólares que serão investidos em projetos de terapêuticas e prevenção em todo o Planeta.

Fontes:
http://www.vagalume.com.br/news/2012/01/09/elton-john-publicara-livro-sobre-a-aids.html
http://www.manole.com.br/-pr-5905-183996.htm

Arquivado em: Livros