O Cavaleiro do Dragão

Há muito tempo os dragões vivem em um belo vale, distantes dos olhos das pessoas. Mas agora Rosa, uma rata amiga, trouxe um informe alarmante. Os seres humanos desejam submergir a paisagem que durante anos lhes serviu de lar. Todos ficam sem rumo; afinal, para onde ir se os espaços mais protegidos eram habitados pelos homens?


Porém, o ancião Barbafina tem uma solução. Ele é o dragão mais idoso de seu povo e, por esta razão, recorda-se de um recanto que para a maioria das criaturas é apenas um velho mito, a Borda do Céu; aí os dragões conviviam pacificamente em uma era remota. Mas ninguém mais conhecia esse paraíso a não ser ele, então a maior parte dos animais não crê no idoso.

Lung, um jovem dragão cor de prata, é o único que dá crédito a Barbafina. Ele e seus companheiros não têm outra saída senão achar um novo refúgio para viver. Assim, o protagonista decide encontrar este vale ancestral; tudo que ele mais quer é um cantinho para permanecer tranquilo ao lado dos outros dragões.

Então o jovem inicia uma jornada à procura dessa terra mítica. Ele vai se deparar com uma trajetória repleta de desafios e obstáculos. Lung só pode voar se for nutrido pela energia que absorve da luz lunar. Ao longo das veredas ele terá de enfrentar anões constituídos de pedra, corvos que cumprem a missão de espiar e a incessante e inflexível caçada de Ur Tig, uma fera que se alimenta de dragões.

Mas Lung tem companheiros fiéis ao seu lado nessa busca: o garoto Ben, a jovem kobold Sulfrônia, semelhante a um gato gigantesco; muito determinada, ela é apaixonada por cogumelos. Ele conta também com o amparo de outros seres: um gênio de mil olhos, uma cobra marítima, monges seguidores de Buda e um venerável acadêmico, o mestre Barnabás Wiesengrund.

Assim que O Cavaleiro do Dragão foi publicado nos Estados Unidos, no ano de 2004, vendeu imediatamente 500 mil cópias só na Alemanha e ocupou durante várias semanas a lista dos livros mais vendidos do The New York Times.

Cornelia Funke nasceu em Dorsten, na Alemanha, no ano de 1958. Autora e ilustradora de obras infanto-juvenis, ela conquistou várias premiações literárias. A escritora já lançou mais de quarenta livros e é especialmente famosa pela publicação de O Senhor dos Ladrões, de 2004, na época um dos mais vendidos do New York Times, e da trilogia Coração de Tinta.

Fontes:
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12558
http://www.livroeleitura.com/2011/10/o-cavaleiro-do-dragao-cornelia-funk.html
http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=02095

Arquivado em: Livros