O Circo Mecânico Tresaulti

Neste livro o leitor é convidado a mergulhar em um universo fantástico, o Circo Mecânico Tresaulti. Quem aí comparece para desfrutar do espetáculo ingressa em uma atmosfera de pura magia. O leitor é guiado por uma jornada singular pelas luzes e trevas e realiza um aprendizado único: conquista uma maneira diferente de perceber cada pessoa e o que se passa a sua volta.

Neste circo não há separação entre o picadeiro e as arquibancadas e tudo que se passa é transformado em realidade. Só há um limiar, nosso desejo de imaginar. Em um cenário devastador, resultante de um confronto apocalíptico, o Circo Mecânico representa, com seu poder mágico, a esperança de permanecer vivo e, mais que isso, de resgatar a plenitude psíquica e orgânica, especialmente para quem se tornar um integrante da caravana.

Esta história se passa em um universo destruído, no qual as pessoas que não se escondem sob a terra correm risco de vida, pois bombas continuam a ser lançadas e o ar se tornou radioativo após um conflito bélico sem vencedores. É nesta paisagem que a autora ambienta esta comovente trajetória de um grupo circense que percorre o Planeta sem qualquer roteiro preciso. Há regiões que, ao serem novamente visitadas pelo Circo, podem não ter mais vida.

Neste sinistro contexto, os que se unem à trupe podem estar à procura de sobrevivência, trabalho seguro ou de uma chance de começar novamente. Boss é a alma desse Circo, ele tem o poder de atrair as pessoas à caravana, todas interessadas em seu dom excepcional. Ele é capaz de recompor corpos amputados e deteriorados pelos confrontos.

A partir destes feridos de guerra, Boss produz criaturas mecânicas fantásticas com intrincados mecanismos, chapas de ferro, pétalas de cobre, pulmões compostos por relógios, rodas, entre outros instrumentos. Resultam dessas intervenções personagens incríveis que povoam o Circo.

A platéia vai ao picadeiro para testemunhar as criaturas transformadas, os pós-humanos incríveis, porém eventualmente sinistros. Entre os seres mecânicos o leitor encontra também um par de asas, artefato que gera um conflito oculto por trás dos palcos.

Genevieve Valentine integrou diversas antologias de escritores estreantes e figurou junto a autores famosos, tais como Max Brooks, Kelly Link, Mira Grant e Joe McKinney. Este romance é sua estreia na seara literária. Com ele a autora já conquistou o Crawford Award 2012 e recebeu uma indicação para o Prêmio Nebula. Sua narrativa curta Light on the Water foi indicada ao World Fantasia Award 2009 e o conto Things to Know about Being Dead angariou uma indicação ao Shirley Jackson Awards 2012. Valentine escreve eventualmente para sites de cultura pop e é apaixonada por filmes B.

Fonte:
http://www.darksidebooks.com.br/o-circo-mecanico-tresaulti/

Arquivado em: Livros