Onde Mora a Coragem

Willow Creek, uma pequena cidade de Montana, aparentemente foi destinada a receber pessoas que, um dia, sofreram alguma espécie de derrota. Seus habitantes vivenciaram contingências que os levaram a buscar este pequeno povoado. Talvez para se esconder do mundo e talvez até deles mesmos. Mas eles continuam vivendo com coragem e persistência.

Sam Pickett é um deles. Em algum momento da sua meninice ele incorporou a crença de que só atrairia acontecimentos negativos. Porém, a partir de seu casamento, acreditou realmente ter atingido um estágio feliz de sua existência. De repente, tudo muda novamente. Sua mulher é morta e então o protagonista decide ir para Willow Creek.

Aí Sam passa a lecionar inglês e a treinar os jogadores de basquete do colégio da cidade. Porém, após cinco anos, ele e o time não conquistaram sequer uma vitória; em seu currículo há uma coleção de 93 fracassos. E cada derrota parece tornar mais insuportável o frio terrível que devasta a região a cada inverno. Só resta aos habitantes do povoado torcer pelo time de basquete.

Quando Sam está a um passo de renunciar ao seu cargo de treinador, chega ao município um ótimo jogador da cidade de Milwaukee e também um norueguês gigante, com mais de 2 metros de altura. Então Sam resgata sua fé no futuro e reúne um time de seis garotos. Mais que isso, ele se dedica a ensinar o norueguês a jogar basquete. Nessa empreitada ele conta com o auxílio imprevisto de Diana Murphy, a professora de biologia da escola.

Cada jogador traz uma trajetória existencial emocionante e apresenta um vigor interior que ninguém consegue explicar. O sucesso desses meninos pode trazer de volta a crença nos ideais que os moradores abandonaram no passado. E esta nova oportunidade vai ajudar Sam a lutar contra os monstros de seu pretérito e lhe permitirá reestruturar sua própria existência.

Este livro nos leva a acreditar que o autêntico ato heróico está na negação do abandono de nossos sonhos e projetos, ainda que aparentemente não haja qualquer oportunidade de sucesso.

Stanley Gordon West nasceu no ano de 1932, em Minnesota, nos Estados Unidos. Ele ainda vive na sua terra natal. O autor morou por algum tempo em Montana e se baseou nesta experiência para compor esta obra. O escritor se tornou famoso ao vender seus livros de porta em porta. Foi dessa forma que ele angariou muitos leitores, todos eles completamente fiéis, antes mesmo de conseguir uma editora. Uma de suas publicações, Amos: To Ride a Dead Horse, ganhou uma adaptação televisiva protagonizada por Kirk Douglas.

Fontes:
http://www.editoraarqueiro.com.br/autores/ver/68
http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ver/226

Arquivado em: Livros