Raiz-Forte

Geralmente as obras que citam máximas compilam a essência e o saber de alguns escritores, visando exercer uma influência positiva e estimular os leitores em uma fase essencial da sua existência. Esta obra diverge deste ponto de vista. Ela transmite ao público certas ideias duras e penosas, das quais não se pode escapar.


Elas são na maior parte extraídas dos livros de Lemony Snicket, especialmente da saga Desventuras em Série, e algumas são inéditas. Só para sentir o espírito do livro, uma das citações diz que o destino é como um restaurante inusitado e considerado desagradável pelas pessoas, repleto de garçons excêntricos a servirem pratos jamais solicitados e não necessariamente do gosto do cliente.

O livro é dividido pelas temáticas abordadas, tais como família, trabalho, escola, assuntos do coração, e outros tópicos. Estas referências têm como meta recordar o leitor de que inclusive as melhores sugestões também trazem em si uma torturante e dolorosa essência de desesperança; o contrário também é verdadeiro. Portanto, tudo tem uma dupla face.

Ao contrário de seus livros infanto-juvenis, aqui o autor traz uma obra desprovida de personagens, na qual reproduz provérbios e princípios filosóficos. Nesta obra ele retrata difíceis reflexões sobre dificuldades que fatalmente atingem o homem, tanto na esfera familiar, quanto na educacional, profissional, literária, no campo da saúde, entre outros.

Este livro procura destacar o ângulo ao mesmo tempo doce e acre dos eventos experimentados por cada um de nós em nosso cotidiano. É uma leitura dinâmica, intrigante, direcionada aos fãs de Lemony Snicket, particularmente da saga Desventuras em Série. Em Raiz-Forte o autor não abdica da linguagem mordaz e bem-humorada que caracteriza os livros com os quais ele atraiu jovens leitores em todo o Planeta.

Alguns trechos da obra, os quais recordam os Salmos das Sagradas Escrituras, são muito atraentes e especialmente autênticos. Com certeza o leitor poderá extrair ótimas reflexões deste livro. Para concluir, outra meditação do autor. Ele afirma que algumas dizem ser a existência humana como um livro, no qual há capítulos para cada etapa da jornada e uma quantidade restrita de páginas onde se pode permanecer por um tempo. Porém, ele opta por acreditar que um livro é como uma vida, especialmente uma boa existência, e vale a pena varar a noite para concluir sua leitura.

Lemony Snicket é o nome artístico do autor Daniel Handler. Ele se transformou em um sucesso no mercado editorial em todas as partes do Planeta. O escritor nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, no ano de 1970, e atualmente ainda reside em sua terra natal. Ele é casado, mas não tem filhos. Faz parte de uma banda intitulada Magnetic Fields.

Fontes:
http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=01295
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12732
http://www.detudoumpouquinho.com/2013/06/resenha-raiz-forte-verdades-amargas-que.html

Arquivado em: Livros